Austrália vai investir €313 milhões para proteger Grande Barreira de Coral

313 milhões de euros: é este o montante que as autoridades australianas irão investir para proteger a Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo.

O anúncio foi feito este domingo pelo ministro do Ambiente e da Energia da Austrália, Josh Frydenberg que confirmou um investimento anual na ordem dos seis milhões de euros, na esperança que a medida ainda vá tempo de salvar o maior sistema de coral do mundo.

Declarada Património da Humanidade, a Grande Barreira de Coral terá no Parque Marítimo da Grande Barreira o seu porto de abrigo, já que será esta organização a garantir que tudo será feito para proteger os recifes.

E se do ponto de vista ambiental este investimento terá um enorme impacto no trabalho que poderá ser feito para a protecção do local, também do ponto de vista social o montante agora anunciado irá garantir mais de 64 mil postos de trabalho.

Casa para 400 tipos de coral, 1.500 espécies de peixes e 4.000 variedades de moluscos, a Grande Barreira de Coral tem vindo a mostrar sinais alarmantes de deterioração desde 1990. Desde essa altura, factores como o aquecimento da água do mar e o aumento da sua acidez devido à maior presença de dióxido de carbono na atmosfera têm provocado enorme impacto neste local.

De recordar que já no início de 2018, as autoridades locais anunciaram uma ajuda financeira à Grande Barreira no valor de 37,5 milhões de euros.

 

Foto: Miriam Godet / flickr

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...