Australianos são convidados a registar os avistamentos dos coalas
A CSIRO, agência nacional de ciência da Austrália, está a apelar aos australianos para que registem os avistamentos de coalas na aplicação Koala Spotter, para ajudar a construir a contagem da população nacional mais precisa até à data.
As populações do icónico marsupial foram oficialmente listadas como ameaçadas de extinção em Nova Gales do Sul, no Território da Capital Australiana e em Queensland em fevereiro de 2022.
Embora os números no sul da Austrália e em Victoria pareçam mais saudáveis, há preocupações com as populações locais em meio às ameaças contínuas de perda de habitat, ataques de carros e doenças.
Durante a Semana Nacional da Ciência 2024, com o tema Sobrevivência das Espécies – Mais do que apenas Sustentabilidade, a CSIRO está a incentivar as famílias de todo o país a participarem ativamente na conservação dos coalas.
A CSIRO lidera e coordena o Programa Nacional de Monitoramento de Coalas (NKMP), um projeto de US $ 10 milhões financiado pelo Fundo Saving Koalas do governo australiano.
O programa colaborativo tem como objetivo criar e fornecer uma estimativa sólida do número de coalas, que ajudará nos esforços de recuperação e gestão em curso.
O biólogo quantitativo da CSIRO, Andrew Hoskins, disse que é necessária uma série de tecnologias e métodos para contar coalas com precisão.
“Os coalas podem ser difíceis de avistar a partir do solo e, como são mais ativos à noite, descansam frequentemente no alto das árvores durante o dia”, afirmou Hoskins.
“Para contar a espécie, os cientistas têm usado drones térmicos para avistar coalas de cima, implantando gravadores acústicos no campo e cães detetores, realizando análises de dejetos, enquanto também realizam pesquisas visuais sistemáticas e integração de dados de fontes anteriores e históricas”, acrescentou.
“Precisamos do maior número possível de olhos diferentes para ajudar a traçar um quadro mais exato do número de coalas e da sua distribuição em todo o país”, explicou.
“As aplicações de ciência cidadã estão a desempenhar um papel cada vez mais importante, uma vez que permitem a qualquer pessoa sair e registar os seus avistamentos”, disse ainda.
A última estimativa da população nacional de coalas, de acordo com o NKMP, situa-se entre 224.000 e 524.000. A próxima estimativa está prevista para março de 2025.
A aplicação Koala Spotter tem desempenhado um papel fundamental na contagem da população do NKMP, com 730 registos contribuídos por cientistas cidadãos até à data.
“A maioria dos dados que obtivemos com a aplicação até agora veio de famílias e crianças”, disse Hoskins, sublinhando que “é muito fácil de usar, e os dados fornecidos são enviados diretamente para o Programa Nacional de Monitorização de Coalas”.
“Se vir um coala, basta registar a sua localização na aplicação, tentar tirar uma fotografia, se possível, e premir ‘done'”, acrescentou.
Como parte da Semana Nacional da Ciência, a CSIRO está a organizar um webinar e actividades alinhadas com o currículo para os alunos aprenderem sobre as populações de coalas e como usar a aplicação Koala Spotter da CSIRO.
Para registar avistamentos, transfira o Koala Spotter da App Store (Apple) ou da Google Play Store (Android).