Autocarro híbrido da Carris e Auto-Sueco reduziu combustível em 25%



O autocarro híbrido da Auto-Sueco que a Carris tem utilizado, em versão experimental, em várias carreiras da sua rede de transportes – com carga simulada – reduziu o combustível em 25%, de acordo com o comunicado das duas entidades.

Segundo a Auto-Sueco, a poupança poderá atingir até 35%, dependendo da utilização e das condições de exploração. “Durante o teste efectuado pela Carris, o autocarro percorreu cerca de 2800 quilómetros, sem que fosse detectado qualquer problema técnico, revelando-se adequado às necessidades da transportadora”, explica a Carris nesse mesmo comunicado.

Recorde-se que a Volvo foi a pioneira no desenvolvimento de motores híbridos, sendo que já deu início à comercialização do autocarro híbrido diesel / eléctrico. Por seu lado, a Carris tem dado especial atenção ao estudo, difusão, experimentação e utilização de propulsões e combustíveis de substituição, tendo presente a política nacional e europeia para o sector dos transportes.

Por sua vez, o autocarro Volvo 7700 Hybrid, objecto de experimentação, apresenta uma inovadora solução em paralelo, que permite operar só em modo eléctrico, só em modo Diesel, ou em simultâneo.

Genericamente, o autocarro arranca em modo eléctrico, e só após atingir os 20 km / h é que o motor Diesel entra em funcionamento. Nas velocidades mais altas funciona só a Diesel, sendo carregadas, nessa altura, as baterias. A energia libertada nas travagens é, também, aproveitada para carregar as baterias.

A linha motriz do veículo é composta por um motor Diesel (com cilindrada e dimensões mais reduzidas que o utilizado num autocarro convencional), um motor eléctrico I-SAM (“Integrated Starter Motor Alternador”), que também funciona como gerador, carregando as baterias sempre que o condutor pressiona o pedal de travão, e por uma caixa de velocidades Volvo I-Shift.

Um módulo de controlo electrónico (PMU- “Powertrain Management Unit”) faz a gestão da utilização da propulsão térmica e eléctrica, conforme necessário, bem como das mudanças de velocidades e da recarga das baterias.

O veículo possui, também, um sistema “Start-Stop” que, numa paragem ou num semáforo, desliga automaticamente o motor Diesel, ligando-o posteriormente, unicamente quando as condições de utilização o exigirem.

Para além da melhoria da eficiência energética, outras das vantagens deste modelo híbrido são a redução do nível de emissões dos gases de escape, na ordem dos 35% – e reduzidas a zero quando o autocarro funciona em modo eléctrico – e o facto de não requerer investimento na infra-estrutura de abastecimento.





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