Ave do Ano nasceu em directo na Internet no Domingo
O acontecimento era muito esperado desde que o ovo foi posto em pleno Dia Internacional da Criança. No passado domingo, quem esteve atento à câmara de vídeo colocada num ninho de cagarros pôde assistir, em directo, ao nascimento de uma pequena cria. Desde Maio que o dispositivo transmite, na Internet, imagens do quotidiano daquelas aves, sendo que o site conta já com 15 mil visitas de cerca de 70 países.
Depois de um período de incubação mais parado, a câmara deve mostrar agora uma grande actividade no ninho durante a noite, uma vez que a cria deve ser alimentada com frequência. Nos tempos que se seguem, o casal de cagarros deverá passar mais tempo no mar, buscando alimento, enquanto o filhote fica sozinho no ninho.
O cagarro, uma das espécies emblemáticas dos Açores, foi eleito pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) como Ave do Ano, um estatuto vulnerável que pretende divulgar as espécies e os problemas que afectam as aves marinhas.
A iniciativa é uma das acções de divulgação do projecto LIFE+ “Ilhas Santuário para Aves Marinhas”, uma parceria de várias instituições para a recuperação das aves marinhas e dos seus habitats nos Açores. Para a SPEA, esta acção de divulgação já é considerada um sucesso.