Baixa de Vilamoura terá ciclovia e mais espaço para peões



A Baixa de Vilamoura, no Algarve, está a sofrer uma requalificação, que ficará terminada ainda este mês, com o objectivo de criar uma ciclovia e conseguir mais espaço para a circulação de peões. A ideia é diminuir o risco de atropelamentos e acidentes gerados pelo excesso de trânsito a circular naquela zona, especialmente em Agosto.

Ao longo de um quilómetro e meio, na área envolvente à marina e à maioria dos hotéis de Vilamoura, o passeio e a estrada foram nivelados pela mesma cota e as duas faixas de circulação automóvel que existiam no percurso foram convertidas em apenas uma, para evitar ultrapassagens e obter mais espaço para peões e ciclistas. A calçada foi substituída por um piso semelhante ao dos courts de ténis, mais confortável, e foram colocadas guias para invisuais, nomeadamente na aproximação à passadeira, descreve o Correio da Manhã. Este zona irá ainda ser dotada de novo mobiliário urbano e de moderna iluminação (será usada a tecnologia ‘Led’, que permitirá uma redução de consumo entre os 40% e os 70%) e será ainda efectuada a arborizaçãoda área.

O projecto da Inframoura, “ao nível do que se faz noutros países da Europa”, tem um orçamento de 1,3 milhões de euros e incluirá ainda a implementação de três carreiras de transporte urbano no horário nocturno, no sentido de evitar que as 30 mil pessoas que ali circulam diariamente no Verão levem os carros para o centro da Baixa. Os autocarros estarão disponíveis a partir do próximo mês, assegura a empresa.

No próximo ano, será a vez da requalificação do anteporto da Marina de Vilamoura, que terá mais pontos de amarração, para barcos de maior porte. O complexo de edifícios que apoia a maior marina do país verá ainda instalado um conjunto de palas onduladas. O projecto será desenvolvido pela Broadway Malyan.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...