Baleia encontrada no rio Tamisa acabou por não sobreviver

No passado dia 9 de maio, domingo, uma cria de baleia-anã foi encontrada encalhada numa barragem no rio Tamisa, em Richmond, no Reino Unido. Com a ajuda das autoridades o animal foi resgatado e foi libertado durante a noite, no intuito de possibilitar que descesse o rio em direção à costa. Após o resultado da operação, o caso foi dado como um sucesso, embora se tivesse receio da sua sobrevivência.

“A vida daquela baleia está em perigo: está ferida, é muito jovem e está muito longe de casa”, explicou à Reuters Martin Garside, porta-voz da Autoridade Portuária de Londres. “Este animal vem do norte do Mar do Norte — por isso está a centenas de milhas de onde deveria estar”, acrescentou.

Apesar de ser conseguido escapar, na tarde de segunda-feira o mamífero ficou novamente preso em Teddington, e a sua condição piorou bastante, avança a Reuters.

“A sua condição está a piorar. Não está a agir da mesma maneira que na noite passada. Basicamente ela perdeu toda a energia que tinha”, afirmou Julia Cable, coordenadora do British Divers Marine Life Rescue.

A baleia estava desnutrida e ferida, e sendo uma cria, a presença da mãe também seria essencial para a sua sobrevivência. Apesar de todo o esforço, os veterinários da Zoological Society of London não tiveram outra possibilidade a não ser a de abatê-la.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...