Banco Credibom é a primeira instituição de crédito ao consumo em Portugal com certificação B Corp



O Banco Credibom recebeu este mês de julho a certificação B Corp, que avalia o impacto das empresas nas pessoas, no ambiente e na sociedade.

Juntando-se a um grupo ainda restrito de 40 empresas sediadas em Portugal com esse certificado, é a primeira instituição de crédito ao consumo no país a recebê-lo. Desse total, apenas cinco pertencem ao setor financeiro.

O movimento B Corp, responsável pela avaliação, é uma iniciativa global que pretende mobilizar as empesas de todo o mundo para as suas atividades tenham um impacto positivo na sociedade e no planeta.

Para Isabel Guimarães, diretora de sustentabilidade do Banco Credibom, esta certificação representa um marco importante.

Citada em nota, a responsável afirma que “a certificação B Corp é o reflexo de um caminho consistente e profundo que temos vindo a construir no Credibom. É, acima de tudo, um reconhecimento do nosso compromisso em integrar a sustentabilidade em todas as dimensões do negócio — das decisões estratégicas à experiência dos clientes, passando pelo bem-estar dos nossos colaboradores”.

Assim, o Banco Credibom passa a integrar o grupo restrito de entidades do Crédit Agricole com a certificação B Corp, juntando-se ao Crediplus Bank, da Alemanha. Este reconhecimento reforça o compromisso e empenho de um dos maiores grupos financeiros mundiais em promover um modelo de negócio sustentável e com impacto positivo.

Laetitia Arrighi de Casanova, diretora-executiva do B Lab Portugal, que representa o movimento no país, refere que “a certificação B Corp do Banco Credibom representa um marco significativo para a comunidade B Corp, pela sua dimensão e por integrar um setor com profundo impacto na economia: o setor financeiro”.

“É mais uma prova de que sucesso empresarial e impacto positivo são caminhos convergentes que se fortalecem mutuamente”, acrescenta.

Diz o Credibom que a certificação é o resultado de um conjunto de iniciativas transversais que envolvem a gestão da relação com clientes, práticas ambientais, cultura organizacional e operação interna.

Entre as medidas implementadas, destaca a formalização do compromisso ambiental e social nos estatutos do banco, uma governance forte da sustentabilidade, com reporte direto ao CEO e ao Conselho de Administração, e produtos e serviços focados em apoiar a transição energética e em promover a literacia financeira.

Acrescenta ainda o apoio ativo a clientes em situação de fragilidade, a associação à plataforma PiscaGreen, que incentiva o financiamento de veículos elétricos e híbridos, um “forte investimento” no bem-estar, diversidade e desenvolvimento dos colaboradores, e a utilização “quase total” de energias renováveis e práticas de ecoeficiência nas operações.

Na “safra” das empresas sediadas em Portugal que receberam a certificação B Corp, está também a consultora de sustentabilidade Stravillia Sustainability Hub. Desde o início do ano, nove empresas adquiriram essa certificação.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...