BCSD Portugal apresenta manual dedicado às Soluções Baseadas na Natureza
O BCSD Portugal apresenta, enquadrado no contexto da COP 16 – Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, o Manual “Como implementar na sua empresa soluções baseadas na natureza (Introdução à norma da UICN[1])”, um documento que tem como objetivo apoiar e sensibilizar as empresas em Portugal para a relevância das SBN no contexto da transição para a sustentabilidade, promovendo a adoção eficaz destas soluções no meio empresarial e aplicando a norma da IUCN em casos práticos, divulgou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, de acordo com a definição da Comissão Europeia, SBN são “soluções inspiradas e apoiadas pela natureza, que proporcionam simultaneamente benefícios ambientais, sociais e económicos, promovendo a resiliência”.
Estas soluções integram processos naturais em ambientes urbanos, rurais e marinhos, por meio de intervenções locais e sistémicas, com o objetivo explícito de enfrentar desafios críticos como as alterações climáticas, a segurança alimentar e a saúde pública, num forte compromisso com a conservação da biodiversidade.
“As SBN posicionam as empresas como catalisadoras de uma economia mais verde e resiliente, criando valor partilhado que beneficia tanto os seus clientes quanto as comunidades e os ecossistemas locais. Na prática, as SBN consistem em ações que visam proteger, gerir de forma sustentável ou restaurar ecossistemas, abordando desafios societais críticos, como o risco de catástrofes, as alterações climáticas, a segurança alimentar e hídrica, e a saúde humana. O Manual do BCSD Portugal.”, destaca Helena Freitas, Presidente do Conselho Consultivo do BCSD Portugal.
Acessível para todas as empresas em Portugal, independentemente do setor, dimensão ou geografias, o Manual BCSD Portugal dedicado às SBN inclui uma dimensão explicativa sobre as definições e tipologias de SBN, apoiada por exemplos concretos.
O Manual explora as necessidades e motivações que promovem a inclusão de SBN na estratégia e gestão empresariais, ao mesmo tempo que analisa os desafios que podem surgir durante o processo de criação, implementação e monitorização das soluções e que apresenta recomendações práticas para a implementação da UICN. No Manual encontram-se ainda exemplos concretos de SBN implementadas por empresas em diversas regiões de Portugal.
Apostar em SBN pressupõe a inclusão de processos naturais em ambientes humanizados, gerando serviços de ecossistema relevantes e geradores de valor para o ambiente, para as empresas e para a sociedade.
As SBN não são exclusivas de uma determinada atividade, sendo antes uma realidade para setores tão diversos como a silvicultura, turismo, arquitetura e engenharia ou a construção, entre outros, onde as empresas já estão a adotar modelos de gestão sustentável focados na regeneração de ecossistemas e na proteção da biodiversidade.
Estas são soluções geradoras de crescente valor cultural e recreativo, que contribuem para o bem-estar mental, o lazer e a educação, enquanto geram empregos e oportunidade de crescimento e desenvolvimento empresarial.
[1] IUCN Global Standard for Nature-based Solutions – https://portals.iucn.org/library/node/49070