Belo Horizonte: Bicicletas já podem entrar no metro, mas apenas a partir das 20h30



Por mais que se incentive a mobilidade sustentável, estas estratégias de pouco valem se os operadores de transportes não colaborarem com os modos suaves. Dito isto, segue a notícia: a partir de agora, os cidadãos de Belo Horizonte, no Brasil, já podem transportar gratuitamente a sua bicicleta nas carruagens do metro local.

O objectivo é claro – incentivar os habitantes da capital de Minas Gerais a utilizarem a bicicleta nas suas deslocações diárias, reduzindo o trânsito da cidade –, mas a medida, ainda assim, fica aquém do esperado. Assim, as bicicletas apenas podem “entrar” no metro de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30. De acordo com o site brasileiro G1, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem planos para alargar este período, mas não deu mais nenhuma informação adicional.

A CBTU adiantou ainda que, aos sábados, as bicicletas poderão ser transportadas a partir das 14h. Aos domingos e feriados o período é maior, das 5h15 às 23h.

De acordo com o Menos Um Carro, proibido está ainda o transporte das bicicletas nas escadas mecânicas, tapetes rolantes e elevadores – nas estações ou acessos.

Veja a reportagem da G1 sobre esta autorização parcial.

“O serviço está em fase de teste, pois o objectivo é alargar o horário” – explicou a coordenadora da CBTU, Cláudia Haddad. “O regulamento agora lançado sobre o transporte de bicicletas tem uma aplicabilidade de seis meses. A partir desse tempo, iremos verificar se há possibilidades de alargar o horário”.

Belo Horizonte tem 22 quilómetros de ciclovias, algumas das quais localizadas na orla da Lagoa da Pampulha. Para incentivar os cidadãos a utilizar a bicicleta no seu dia-a-dia, nas deslocações para o trabalho ou lazer, o município prevê a construção de mais ciclovias, que cheguem a todos os pontos da cidade. O objectivo são uns espantosos 365 quilómetros de vias destinadas à bicicletas, mas de pouco valem estas estratégias se, por exemplo, o metro cingir o transporte de bicicletas a horários menores.

Confira o regulamento do metro de Belo Horizonte em relação ao transporte de bicicletas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...