Bicicletas gratuitas para quem perdeu o carro no furacão Harvey

A cidade de Houston, nos Estados Unidos, continua a aprender a lidar com as consequências do furacão Harvey. Um dos problemas com que se depara a população tem a ver com questões de mobilidade, já que – calcula-se – cerca de um milhão de viaturas ficaram destruídas nas inundações. Em muitos casos os seguros não garantem qualquer reembolso e para algumas pessoas comprar um novo automóvel é algo de inviável.

Para ajudar a comunidade, a empresa de bicicletas partulhadas Houston Bike Share teve a iniciativa de começar a distribuir bicicletas gratuitas a quem perdeu o carro no furacão Harvey. A iniciativa deu rapidamente origem ao programa “Keep Houston Rolling”, que conta agora com a parceria de outras empresas de aluguer de bicicletas, como a BikeHouston, a Freewheels Houston e a Rice Bikes, distribuindo bicicletas por pessoas necessitadas ou reparando gratuitamente aquelas que ficaram destruídas durante a tempestade. 

Entretanto, está em curso um peditório para doação de bicicletas para estender o programa a mais pessoas. Além da participação de muitos particulares, empresas de bicicletas, como a Trek e Giant USA, já doaram 450 bicicletas. E também são aceites doações monetárias através do site https://www.gofundme.com/keep-houston-rolling

O projecto visa ajudar a resolver uma necessidade imediata. Mas, como explica a reportagem da FastCompany “à medida que expõe mais pessoas ao ciclismo – numa cidade com uma rede de transportes públicos relativamente limitada e sem muitas outras opções – também pode ter algum impacto na cultura e atitudes do carro local em relação às bicicletas. Carter Stern, o criador e principal promotor desta iniciativa, diz que “há muito cepticismo em usar uma bicicleta para fins utilitários, não apenas por diversão. Mas quem começa a usar a bicicleta para ir a uma loja ou ir trabalhar, acaba por perceber que é saudável, é fácil, é bom, e é relaxante”.

Por isso fica no ar a possibilidade de este desastre natural de consequências terríveis poder trazer aos habitantes de Houston qualquer coisa de bom, como a mudança de mentalidades e uma rede de opções de mobilidade mais saudável e amiga do ambiente.

Foto: Houston Bike Share (via Facebook)

Deixar uma resposta

Patrocinadores