Black Friday: 79% dos consumidores planeia fazer compras e o uso de IA Generativa dispara



Cerca de quatro em cada cinco consumidores (79%) planeia fazer compras durante os próximos grandes eventos de vendas de final de ano — mais quatro pontos do que em 2024. A consciência sobre estes eventos também está a aumentar, com 96% dos consumidores a afirmar sentir-se familiarizado com a Black Friday, 84% com a Cyber Monday e 33% com o Singles’ Day. Estas são algumas das conclusões do estudo anual “Consumers Are Rewriting the Rules of Year-End Sales Events”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG).

Com a aproximação das vendas de final de ano, 81% dos consumidores diz estar preocupado com o aumento dos preços de bens essenciais, e 71% está a preparar-se para aumentos de preços relacionados com tarifas. Apesar destas preocupações, os consumidores estão a preparar-se para as vendas de final de ano como uma forma de aproveitar ao máximo o seu dinheiro:

  • Os presentes continuam a ser a principal motivação de compra (64%), seguidas pelos gastos em bens essenciais (56%);
  • Um quarto dos consumidores planeia comprar apenas para si próprio este ano (+2 pontos em relação a 2024);
  • Mais consumidores estão a gastar mais, com 44% a afirmar que irão transferir parte do seu orçamento para artigos discricionários de preço mais elevado (+3 pontos em relação a 2024);
  • Cerca de 40% planeia usar opções de pagamento flexíveis, como “compre agora, pague depois”.

Consumidores capacitados por IA Generativa estão em ascensão

Quase metade (48%) dos consumidores afirma ter utilizado ou planeia utilizar IA Generativa para ajudar nas compras de final de ano — um aumento de 9 pontos em relação a 2024. A utilização é mais forte para comparar produtos (46%), encontrar promoções (44%) e pesquisar artigos (42%).

O uso de IA Generativa também está a crescer entre os consumidores mais velhos: 42% da Geração X (+8 pontos em relação a 2024) e 31% dos Baby Boomers (+7 pontos em relação a 2024) afirma que já a utilizou ou planeia utilizá-la.

“A IA generativa está a criar uma nova geração de consumidores mais informados e empoderados, que esperam respostas instantâneas e personalizadas. Para os retalhistas, isso significa competir não apenas no preço, mas também na visibilidade e precisão dentro de ecossistemas impulsionados por IA”, sublinha Clara Albuquerque, Managing Director & Partner da Boston Consulting Group.

Os consumidores planeiam cedo e de forma inteligente

Quase 60% dos consumidores começam a pesquisar promoções em outubro ou no início de novembro, e quase um terço (31%) entra nas vendas de final de ano a saber exatamente que marca e produto quer comprar. Ainda assim, 28% admite aproveitar oportunidades de última hora – um ligeiro aumento em relação a 2024.

Além disso, os consumidores estão a tornar-se cada vez mais estratégicos: mais de três quartos (77%) dizem que adiam as compras no início do ano para aproveitar as promoções da Black Friday e eventos relacionados.

A simplicidade continua a vencer

Os consumidores continuam a preferir descontos transparentes e diretos. Em todos os países analisados, afirmam que o seu tipo de promoção preferido é uma redução clara em todos os artigos. As ações “gamificadas” foram apontadas como as menos preferidas. Quando questionados sobre o que seria considerado uma “boa promoção”, os consumidores referiram que esperam pelo menos 30% de desconto.

“As vendas de final de ano são sempre um campo de batalha pela atenção do consumidor. Esta época é um verdadeiro teste à confiança do consumidor. Os retalhistas que estarão à frente serão aqueles que atuarem cedo, comunicarem de forma clara e cumprirem exatamente o que prometem”, acrescenta Clara Albuquerque.

O estudo está disponível na íntegra aqui.






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