Boas notícias: em 2019 os portugueses reciclaram mais

A Sociedade Ponto Verde (SPV), instituição que promove a economia circular em Portugal, gere e valoriza os resíduos de embalagens através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).

Em 2019, Portugal recolheu mais 10% de embalagens do que no ano anterior. A SPV destaca que foram recicladas mais de 388 mil toneladas de resíduos de embalagens. De igual forma, também houve um aumento da recolha de outros materiais como o plástico (5%) e o vidro (9%), o que reflete o assimilar da importância da reciclagem pelos portugueses, no intuito de dar uma nova vida aos resíduos.

Através dos dados do SIGRE, verifica-se também um aumento da reciclagem de papel e cartão, do alumínio, do aço e da madeira, tendo o último um acréscimo significativo de 34%.

Ana Morais, CEO da SPV afirma “Estes dados registados em 2019 revelam que Portugal tem estado a seguir um caminho que permite o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens”, contudo, demonstra preocupação perante a fase atual de pandemia, pelo que refere que se deve “olhar para o setor da gestão de resíduos avaliando as medidas de ajustamento necessárias(…)”.

A reciclagem é um ponto crucial no combate à poluição, uma vez que contribui para a preservação dos recursos naturais e permite a reutilização de materiais, transformando-os em novos produtos.

Assim, a diretora salienta “Não podemos deixar de sublinhar que é igualmente importante que os portugueses não abandonem os seus bons hábitos de reciclagem, separando as embalagens em casa. No regresso da normalidade, teremos todos novos desafios a superar” garante, realçando a importância do “compromisso com a reciclagem e com a sustentabilidade ambiental”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...