BP forma 500 professores portugueses em desenvolvimento sustentável

A BP Portugal vai oferecer formação gratuita na área do desenvolvimento sustentável a 500 professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico de 25 agrupamentos escolares dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Matosinhos, Porto e Faro. A iniciativa insere-se no projecto de âmbito nacional, o BPlaneta, cuja apresentação decorreu hoje ao final da tarde, na Escola Secundária Aquilino Ribeiro, em Oeiras.

Com uma duração de 15 horas, distribuídas por cinco sessões, os cursos de formação têm por base a ferramenta tecnológica Courseware Sere- “O Ser Humano e os Recursos Naturais”, que engloba um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas sobre a relação entre as acções humanas, o uso dos recursos naturais renováveis (biomassa florestal) e não renováveis (petróleo) e as consequências ambientais, sociais e económicas desta utilização.

As escolas cujos professores aderirem a esta acção vão também receber gratuitamente a licença de utilização do Courseware Sereque, numa 2ª fase, será utilizado para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável junto de crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico (entre os 8 e os 12 anos de idade), em ambiente de sala de aula.

O Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais” recorre a animações, simulações e jogos didácticos e visa desenvolver nas crianças competências de cidadania activa, responsável e consciente na sua relação com o Meio Ambiente.

Através da utilização deste recurso, as crianças aprendem, por exemplo, a identificar onde existem os vários recursos naturais no nosso Planeta (como o petróleo ou a madeira), qual a pegada ecológica deixada por cada um de nós ou como resolver problemas decorrentes do uso insustentável dos recursos naturais pelo Ser Humano.

“Os professores são uma das classes profissionais mais afectadas pela crise económico-social que o País atravessa. Por isso, na altura de investir financeiramente na sua formação, são forçados a fazer escolhas. Ciente desta realidade, e acreditando que a formação na área do ambiente e da sustentabilidade é um tema de extrema importância, cujo domínio não deve ser hipotecado por falta de recursos financeiros, a BP Portugal decidiu arrancar em 2012 com a oferta da formação de professores nesta área do conhecimento”, explicou o director de comunicação e relações institucionais da BP Portugal, Luís Roberto.

“Este projecto-piloto, que agora arranca em cinco concelhos de Norte a Sul do País, integra-se na política de responsabilidade social da empresa, cujos pilares fundamentais de actuação são a promoção do desenvolvimento sustentável e a educação para a cidadania, nomeadamente das crianças e jovens”, concluiu o mesmo responsável.

A formação de formadores representa a 2.ª fase da parceria no âmbito do projecto Courseware Sere, desenvolvida nos últimos três anos pela BP Portugal, o Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e a Ludomedia.

Desenvolvido durante quatro anos por uma equipa multidisciplinar do CIDTFF, constituída por cerca de uma dezena de elementos, foi graças ao financiamento das licenças deste software pela BP Portugal que foi possível distribuir mais de 500 licenças a estabelecimentos de ensino de Norte a Sul do País (com maior incidência no Distrito de Aveiro, Porto, Lisboa e região Algarvia).

O desenvolvimento do Courseware Sere- “O Ser Humano e os Recursos Naturais” nasce a partir do momento em que foi identificada uma lacuna ao nível dos recursos didácticos informatizados de qualidade direccionados para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade, onde as orientações da Educação para o Desenvolvimento Sustentável fossem condutoras das actividades a realizar.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php