com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Brasil abriga o maior número de animais desconhecidos do mundo

O ranking, publicado na revista científica Nature, foi criado a partir de um conjunto de características das regiões onde foram descobertas 32 mil das 35 mil espécies de vertebrados terrestres já catalogadas. As outras três mil, descritas a partir de 2014, foram excluídas da análise por ainda serem pouco estudadas. Entre 11 características analisadas, estão fatores climáticos das regiões em que as espécies habitam, como precipitação e temperatura, e geográficos, como altitude e densidade populacional.

A conclusão principal é que as florestas tropicais são o principal habitat desses vertebrados ainda não catalogados. Metade dessas espécies são desse tipo de bioma. E 25% delas estão concentradas em quatro países — Brasil, Indonésia, Madagascar e Colômbia. O estudo permite ainda tipificar as futuras descobertas: 48% serão de répteis, como lagartixas, serpentes e lagartos; 30%, de anfíbios, como sapos e rãs; 15% de mamíferos, principalmente roedores e morcegos; e 6% de aves.

Com o desmatamento e todas as agressões ambientais, os investigadores temem que muitas dessas espécies sejam extintas antes mesmo de serem descobertas oficialmente. “Seriam para sempre perdidas”, explica o biólogo Walter Jetz, citado pela CNN. “Permaneceremos ignorantes sobre os possíveis valores ecológicos e até mesmo relevância económica que essas espécies pudessem vir a apresentar”, acrescenta.

 

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...