Brasil: aplicação para telemóvel avisa invisuais da passagem do autocarro



Os invisuais de São Carlos, uma cidade de 220 mil habitantes do estado de São Paulo, já podem saber com exactidão a que horas passam os autocarros, uma medida que vai tornar a sua vida mais fácil através da mobilidade sustentável.

A partir de uma aplicação para telemóvel, desenvolvida pelo município local em parceria com o Grupo Criar, empresa especializada em sistemas de tráfego, os invisuais podem saber de forma exacta os horários dos autocarros e respectivos – e possíveis – atrasos.

A aplicação chama-se Busalert, demorou ano e meio a ser desenvolvida e avisa o invisual através de uma mensagem de texto e voz. Qualquer telemóvel com acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME pode utilizar o Busalert.

O sistema é similar ao OnTheBus, da Universitat Autònoma de Barcelona, e cobre toda a frota de autocarros públicos de São Carlos. Quando está na paragem, o invisual coloca o número do autocarro que quer apanhar e a paragem onde o vai apanhar. Uma voz pré-gravada dá-lhe informações sobre a distância, tempo de espera e quantas paragens precisa o veículo de fazer até chegar ao local.

Por outro lado, e uma vez no autocarro, o mesmo serviço informa sobre quanto tempo falta até ao destino – e o número de paragens.

“Quando estou na paragem, às vezes as pessoas oferecem ajuda, mas depois vem o autocarro delas e ficamos lá sozinho”, explicou Ailton Alves Guimarães, invisual que todos os dias apanha seis autocarros. Com o Busalert, disse o estudante à Globo, ele sabe exactamente se o autocarro que se aproxima é o dele, em vez de subir e perguntar ao motorista.

Segundo a Prefeitura de São Carlos, cerca de 200 pessoas já utilizam esta aplicação. Por outro lado, as 40 paragens de autocarros estão agora equipadas com sinais em braille.

Os responsáveis pela cidade querem agora alargar este serviço a toda a população, que assim pode reduzir o tempo de espera nas paragens e estar actualizada sobre as passagens dos autocarros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...