Brasil investe 12,4 mil milhões (R$30 mil milhões) em transportes públicos



A presidenta brasileira, Dilma Rousseff, anunciou hoje o investimento de 12,4 mil milhões de euros (R$30 mil milhões) em projectos de mobilidade sustentável, nomeadamente na construção de metros, corredores BUS e VLT (metro de superfície).

Dilma, que falava no programa semanal Café com a Presidenta, explicou que o metro é um transporte rápido, moderno, com qualidade e conforto para diversas classes sociais. Ou seja, é um sucesso nas cidades onde já existe esta opção de mobilidade sustentável. Depois, a presidenta deu o exemplo de Curitiba, onde o metro transporte cerca de 300 mil pessoas por dia.

“A população passa boa parte de seu tempo a deslocar-se entre a casa, o trabalho, a escola e outras actividades. Por isso, garantir um transporte público de qualidade, rápido, moderno, seguro e com preços acessíveis significa melhorar a vida de todas as pessoas”, explicou.

Em Belo Horizonte, por exemplo, serão construídos 11 terminais de integração de autocarro, uma obra que unirá sete municípios da área metropolitana. Já em Porto Alegre, serão construídos oito corredores.

“Cada vez mais brasileiros estão a ter oportunidade de comprar o seu próprio carro. É sinal que o rendimento da população está a melhorar e o País continua a crescer. Comprar seu próprio carro significa também ter um transporte para os dias de lazer, para que você possa passear com a sua família. Mas a solução do transporte nas grandes cidades está no investimento no transporte público de qualidade. Sem isso, as cidades se transformam em um caos”, concluiu Dilma.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...