Caça anual ao golfinho no Japão: só hoje foram assassinados 15 animais



Todos os anos por esta altura, a cidade japonesa Taiji começa a bizarra e altamente controversa “época de caça aos golfinhos”.  Durante seis longos meses, os pescadores desta localidade no sudoeste do Japão encurralam centenas de golfinhos na baía, para de seguida os matarem sem dó nem piedade, transformando o azul da água num tom de vermelho arrepiante. Só nos primeiros dias entre 12 a 15 golfinhos foram assassinados.

A situação não é desconhecida das autoridades locais e internacionais, sendo noticiada nos meios de comunicação japoneses. Já em 2009, o documentário vencedor de um Óscar The Cove tinha mostrado ao mundo as atrocidades a acontecer nesta baía. Sete anos volvidos pouco parece ter mudado, não havendo aparente urgência das autoridades locais em resolver a questão visto que é uma “tradição secular e esta não é uma espécie em vias de extinção.”

Várias associações ambientais estão a denunciar este acontecimento nas redes sociais, caso da Dolphin Projet, que há poucas horas partilhou no Twitter imagens a comprovar que a “época de caça” já começou, com mais de uma dezena destes mamíferos já assassinados.

As estimativas não oficiais indicam que de Setembro a Março, época oficial de caça, cerca de 1820 golfinhos de várias espécies, como o tursiops e o golfinho-riscado, serão vítimas de “assédio, lesão, captura e abate, tudo em nome da ganância e ignorância”, lê-se no site desta ONG.

Foto: Minami Kishu Shimbun / Associated Press

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...