Califórnia compromete-se a usar energia 100% limpa até 2045

O Estado da Califórnia comprometeu-se a limpar a sua rede elétrica até 2045. Até lá, a Califórnia vai eliminar todas as fontes de produção de energia que produzam CO2, e passar exclusivamente para energia renovável e outras fontes limpas. O projeto-lei foi aprovado com 44 votos a favor e 33 contra.

Até 2030, a Califórnia compromete-se a que 50% da sua energia provenha de fontes limpas, como a solar e eólica, até 2026, e que este valor suba para 60% em 2030.

“A Califórnia está no lado certo da história, ao criar comunidades mais saudáveis hoje e um futuro mais habitável para as nossas crianças”, disse Dan Jacobson, diretor estatal da Environment California, que liderou a campanha a favor desta mudança.

O voto vem na sequência de um relatório que mostra os efeitos das mudanças climática naquele estado. Segundo este, a Califórnia deverá perder dois terços das suas praias devido à erosão e subida do nível do mar, e uma parte semelhante das suas fontes de água potável. As temperaturas médias de verão deverão subir três a cinco graus Celcius e a média de área ardida aumentará 75%.

Segundo a CBS, 72% dos Californianos aprovam esta proposta e vem numa altura em que a administração do presidente Trump pretende apoiar as centrais elétricas a carvão e reduzir os regulamentos ambientais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...