Califórnia propõe descontos para veículos elétricos se Trump eliminar crédito fiscal
O governador do estado norte-americano da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou segunda-feira que vai propor um novo programa de descontos para adquirir veículos elétricos, se a administração Trump eliminar um crédito fiscal para quem compra este tipo de veículos.
“Os consumidores continuam a provar que os céticos estão errados – os veículos com emissões zero vieram para ficar. Não vamos voltar atrás num futuro de transporte limpo, vamos tornar mais acessível para as pessoas conduzir veículos que não poluem”, afirmou o democrata Gavin Newsom, em comunicado, citado pela Associated Press, anunciando que vai propor a criação de uma nova versão do Programa de Desconto para Veículos Limpos, extinto em 2023, depois de financiar 594.000 carros.
A proposta de Newsom faz parte do seu plano para proteger as políticas progressistas da Califórnia antes do segundo mandato do presidente eleito republicano, Donald Trump.
O governador convocou a Assembleia Legislativa da Califórnia para se reunir numa sessão especial, com vista a tornar as leis estaduais “à prova de Trump”, dando ao gabinete do procurador-geral mais financiamento para enfrentar os desafios federais.
No entanto, um défice orçamental poderá complicar os esforços de resistência da Califórnia, com as primeiras projeções a apontar para um défice de 2.000 milhões de dólares no próximo ano, de acordo com um relatório divulgado na semana passada pelo apartidário Gabinete do Analista Legislativo.
O dinheiro para o novo sistema de descontos poderá vir do Fundo de Redução de Gases com Efeito de Estufa do Estado, que é financiado pelos poluidores, no âmbito do programa ‘cap-and-trade’, detalhou o governador, sem adiantar o custo do programa nem como pode funcionar.
A Califórnia ultrapassou os dois milhões de veículos com emissões zero vendidos, de acordo com o gabinete de Newsom.
Nos últimos dois, anos, o estado aprovou políticas para abandonar os carros, camiões, comboios e corta-relva movidos a combustíveis fósseis.
Donald Trump prometeu acabar com os créditos fiscais federais para veículos elétricos, que valem até 7.500 dólares para novos veículos com emissões zero, mas mais tarde suavizou a sua posição quando o presidente executivo da Tesla, Elon Musk, se tornou seu apoiante e conselheiro.