Califórnia quer reduzir 40% das emissões de CO2 até 2030
A Califórnia anunciou recentemente que irá reduzir parte das suas emissões de gases com efeito de estufa nos próximos 15 anos, lançando assim um desafio ao resto dos Estados Unidos no que concerne à gestão das alterações climáticas.
Na última semana, o governador do estado da Califórnia, Jerry Brown, emitiu uma ordem executiva na qual indica que o estado californiano deve reduzir as suas emissões para 40% abaixo dos níveis de 1990 até 2030. Apelidada pelo próprio governador como a redução de emissões mais agressiva imposta por qualquer governo no continente norte-americano até à data, o plano da Califórnia acaba por cumprir os objectivos da União Europeia ao nível da política climática.
E como vai a Califórnia reduzir as suas emissões até 2030? Segundo escreve o Inhabitat, o governo da Califórnia deverá impulsionar o papel das fontes renováveis até 50% durante o mesmo período estipulado para a redução das emissões. Tirar os carros mais poluentes das estradas e aumentar a eficiência energética dos edifícios está também contemplado no plano.
Embora o plano da Califórnia seja bastante ambicioso, tendo em conta que é um estado norte-americano, a acção é bastante necessária. O estado está a atravessar o quarto ano de seca extrema, condição que está a pressionar a economia e a dificultar a vida dos residentes.
Foto: docentjoyce / Creative Commons