Calor extremo mata milhares de morcegos na Austrália



Milhares de morcegos morrerem nos últimos dias em Queensland, Austrália, devido às altas temperaturas – que ultrapassaram os 43ºC no sábado. Segundo o Guardian, Murray Paas, residente em Dayboro, encontrou mais de mil morcegos mortos na sua propriedade. “Foi uma carnificina”, explicou o australiano.

“Normalmente, [os morcegos] apenas se encontram no topo das árvores, mas durante o dia eles estavam a voar cada vez mais baixo… a tentar encontrar abrigo do sol”, explicou Paas. Segundo o jornal britânico, parte da colónia de 10 mil morcegos terá morrido no sábado.

Para além das perdas de biodiversidade, esta situação está a pôr as autoridades em alerta devido a questões de higiene e saúde pública. “Pediram-me para não tocar nos morcegos, para não correr o risco de ficar infectado”, continuou Paas.

Gavis Miles, voluntário da Bats QLD, explicou que o calor está por trás destas mortes. A colónia de morcegos em Woodford, também em Queensland, situa-se entre os cinco e os 20 mil indivíduos. A sua equipa conseguiu salvar cerca de 250 animais.

“Ainda estão corpos em todo o lado, estamos falar de milhares de animais mortos”, explicou Miles, que acrescentou que em Woodford a temperatura chegou aos 48ºC.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...