Câmara da Feira quer aumentar zona industrial e melhorar entrada no Zoo de Lourosa



A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira revelou hoje estar a negociar com vários proprietários a aquisição de terrenos que permitirão aumentar a zona industrial do Fundão e dar uma entrada “mais digna” ao Zoo de Lourosa.

Segundo o presidente dessa autarquia do distrito de Aveiro, as alterações previstas para a zona já estão contempladas no Plano Diretor Municipal (PDM) e visam, por um lado, aumentar a capacidade de instalação empresarial da freguesia de Lourosa e, por outro, criar uma estrada com passeios, duas faixas de rodagem e parque de estacionamento junto daquele que é o único parque ornitológico do país.

“Neste momento estamos a negociar os terrenos e contrapartidas relacionadas com a execução de obras, mas eventualmente também teremos que fazer expropriações, o que significa que a concretização da empreitada ainda pode demorar dois ou três anos”, adiantou Emídio Sousa.

O autarca social-democrata afirmou, contudo, que a zona do Fundão será sujeita a mudanças significativas, porque já acolhe empresas de grande dimensão e, como essas vêm registando “um crescimento consolidado e regular”, há agora “algumas que precisam de ampliar as suas instalações”.

A parte mais complexa da intervenção para essa área da freguesia é, contudo, a relativa ao Zoo de Lourosa, que, embora sendo propriedade do município da Feira, não teve intervenção da autarquia na escolha do local onde está instalado, uma vez que esse equipamento tem na sua origem o parque e as aves que a câmara comprou em 2000 a um proprietário privado – que já criara nessa morada habitats adequados a várias espécies.

Profissionais do zoo, visitantes, operadores turísticos e diferentes executivos da Junta de Freguesia de Lourosa vêm reivindicando há anos uma requalificação urbanística para essa zona, com acesso direto pela Estrada Nacional 1, e Emídio Sousa reconhece a pertinência dessas pretensões.

“A rua que dá acesso ao Zoo é estreita, não tem passeios, não tem condições para estacionamento dos autocarros de excursões e realmente fica muito confusa nos dias de maior procura, portanto gostávamos de lhe dar melhores condições e uma entrada mais digna, o que melhoraria de certeza a afluência ao local e o usufruto da visita”, referiu o presidente da Câmara.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...