Câmara de Loures e Altice inauguram a primeira microbiblioteca sustentável do país

Foi hoje inaugurada no Município de Loures a primeira microbiblioteca sustentável do país. À semelhança das outras 40 cabines telefónicas transformadas em espaços criativos, espalhadas um pouco por todo o país, esta também é vocacionada para a leitura.

O espaço, inaugurado pela Câmara Municipal de Loures e pela Altice Portugal, tem no entanto funcionalidades ao nível ambiental e tecnológico que a distinguem das restantes. Estas cabines têm um painel solar integrado que assegura a energia necessária para disponibilizar, além dos
livros, postos de carregamento elétrico e Wi-Fi gratuito para todos os visitantes.

Sob o tema “Levar, doar, ler, devolver”, estas antigas cabines telefónicas são hoje autênticas bibliotecas ao serviço da comunidade, que materializam a capacidade de transformar e reabilitar um ícone do mobiliário urbano típico do setor das telecomunicações, que teve em tempos uma importância incontornável e que, agora, neste contexto, ganha uma nova funcionalidade. Em Portugal, este projeto iniciou-se pela mão da Fundação Altice em 2013.

André Figueiredo, Diretor de Comunicação da Altice Portugal, afirma que esta é “uma iniciativa comunitária, saudável, que permite que todos usem, todos estimem e que todos possam usufruir daquilo que neste momento entregamos à comunidade. A promoção, por parte de uma
empresa tecnológica, do livro em papel, também vem daquilo que queremos deixar bem vincado no País: a proteção e a promoção da cultura.”

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, este é também “um projeto que simboliza uma prioridade do Municipio: procura aliar a disponibilidade dos livros e da cultura com preocupações de ordem ambiental muito assentes na economia circular. Este é o primeiro exemplar de Ecocabine no País que, por um lado, alberga livros que resultam de doações feitas pela população e, por outro, alia a vertente da sustentabilidade ambiental.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...