Câmara de Mafra inaugura Parque Urbano

O Parque Urbano da Póvoa da Galega é “um novo espaço de fruição pública que promove a requalificação urbana, valoriza a paisagem e a componente ambiental”.

Green Savers com Lusa

A Câmara de Mafra inaugurou no sábado o Parque Urbano da Póvoa da Galega, um investimento de 3,6 milhões de euros, no âmbito da requalificação urbana daquela localidade da freguesia do Milharado.

O Parque Urbano da Póvoa da Galega é “um novo espaço de fruição pública que promove a requalificação urbana, valoriza a paisagem e a componente ambiental, amplia a oferta de equipamentos desportivos, culturais e de lazer e beneficia as condições de mobilidade, divulgou a autarquia de Mafra, no distrito de Lisboa.

Com uma área de 27.500 metros quadrados, o novo parque, que será inaugurado no sábado, traduz-se num reforço das zonas verdes e da vegetação existente, a par do arranjo das margens e da construção de pontes pedonais sobre o rio Trancão.

“Ao ser requalificado, o espaço vem trazer uma nova centralidade à Póvoa da Galega”, afirmou à agência Lusa Hélder Sousa Silva, em 2020, aquando do anúncio do projeto implantado num local onde anteriormente “existia um espaço com ruínas do antigo matadouro, que a câmara demoliu, e uma zona com relvado e parque infantil, cedida à câmara no âmbito de um loteamento.

Em comunicado, a câmara do distrito de Lisboa explicou que o espaço acolhe agora “um equipamento multifacetado”, com uma praça central, na envolvente da qual se localiza um edifício cultural com sala multiúsos, biblioteca e um espaço dedicado à juventude.

Na área de lazer e do desporto, o parque está equipado com um anfiteatro ao ar livre, um parque infantil, um parque de merendas, um parque canino, um campo de futebol, um campo de basquetebol, um ‘skatepark’ e um circuito de manutenção.

O espaço dispõe ainda de dois parques de estacionamento.

O Parque Urbano da Póvoa da Galega, na freguesia de Milharado, representa um investimento total de cerca de 3,6 milhões de euros (incluindo o terreno, projeto e empreitada), dos quais 2,8 milhões de euros correspondem a financiamento comunitário.

O espaço será inaugurado às 15:15 pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.