Câmara de Sintra renova projeto de educação para a proteção do meio marinho e biodiversidade



A Câmara Municipal de Sintra aprovou, esta terça-feira, em reunião de executivo, o protocolo de colaboração com a Associação MARDIVE – Associação Ciência e Educação para a Conservação da Biodiversidade Marinha, com vista à continuidade do projeto Kids Dive – Descobrir o Oceano, no valor de cerca de 32 mil euros, divulgou em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o Kids Dive, dirigido a alunos e professores, é um programa educativo que visa a proteção do meio marinho e da biodiversidade, enquadrando-se na Estratégia de Educação Ambiental do Município. Sintra aderiu pela primeira vez ao Kids Dive no ano letivo 2018/2019 e, desde então, já participaram no projeto mais de 1000 alunos da rede escolar pública. Durante o presente ano letivo 2024/2025 serão formados 240 novos Embaixadores do Mar, abrangendo um total de 12 turmas.

Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “este projeto que envolve investigadores nacionais, professores e alunos, é uma oportunidade única, para muitas crianças e jovens, para interagirem de forma educativa e pedagógica com a problemática dos oceanos e a sua conservação”, sublinhando ainda que “o conhecimento e a consciência ambiental são ferramentas essenciais para um futuro melhor”.

Num concelho com cerca de 25 quilómetros de orla costeira, pretende-se promover a Literacia do Oceano junto de crianças e jovens aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e as ameaças a que este é sujeito, contribuindo para a formação de uma geração azul e de uma sociedade mais participativa na defesa dos oceanos e da sustentabilidade.

Este projeto composto por quatro dias de atividades integra um batismo de mergulho numa piscina municipal com atividades subaquáticas sobre a conservação da biodiversidade e poluição marinha, workshop sobre biodiversidade e sustentabilidade no Jardim Zoológico de Lisboa, um workshop “Desplastificar o mar” promovido pela APLM – Associação Portuguesa de Lixo Marinho, a realização de minidocumentário sobre atividades de grupo, uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa a par com workshop sobre alterações climáticas, uma saída de campo à Praia do Magoito com biólogos marinhos e um Summit com investigadores nacionais e divulgadores de ciência.

O projeto é coordenado pela Associação MARDIVE e conta com uma rede de parceiros de renome, como o Oceanário de Lisboa, Jardim Zoológico de Lisboa, National Geographic Education, Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), entre outros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...