Zero emissões e menos ruído. Chegou ao mercado o novo Volvo FL Elétrico



A Auto Sueco Portugal, empresa do grupo Nors, lançou no mercado nacional o camião Volvo FL elétrico, a mais recente aposta de eletromobilidade da marca sueca. Com zero emissões de gases com efeito de estufa e uma condução silenciosa, o novo camião junta-se ao já existente Volvo FE Elétrico.

O Volvo FL elétrico é ideal para transportes urbanos de entregas e recolha de resíduos. Tem uma autonomia de até 300 quilómetros, um motor elétrico com uma potência de 200 kW (Quilowatts) e 425 Nm (newtons metro) de binário, uma capacidade da bateria até 396 kW/hora e possui e uma caixa de 2 velocidades. Relativamente ao ruído, durante a sua passagem atinge os 69 decibéis (dB), em vez dos 79 dB de um camião tradicional. Mas não é tudo, este veículo pesado também pode ser personalizável: “A capacidade da bateria e o número de packs de baterias são personalizados de acordo com as necessidades do cliente. O Volvo FL Elétrico pode ser equipado com um máximo de seis packs de baterias. Cada pack tem uma capacidade de 66 kWh e uma vida útil estimada de 8 a 10 anos, dependendo das suas operações”, explica a marca.

A Volvo Trucks acredita que chegou o momento de acelerar a adoção da eletrificação no transporte rodoviário de mercadorias. Esta perspetiva positiva baseia-se na capacidade dos camiões elétricos da Volvo satisfazerem uma grande variedade de necessidades de transporte, começando pelo transporte urbano e de recolha de resíduos.

A estratégia da Volvo Trucks passa por cumprir o Regulamento Europeu de Dióxido de Carbono e Consumo de Combustível, que entrou em vigor em 2019. A marca tem como objetivo a diminuição das emissões de dióxido de carbono de 50% até 2030 e de 100% até 2040. Para 2050, o objetivo é de neutralidade carbónica. Em termos de vendas, os camiões eletrificados devem representar 45% do total em 2030 e os totalmente elétricos cerca de 35%.

“O inicio de comercialização de soluções de transporte totalmente elétricas é um momento muito significativo, porque evidencia o compromisso da marca Volvo no sentido de procurar contribuir para a resolução de um problema fundamental, sobretudo na vida das cidades”, afirma Pedro Oliveira, CEO da Auto Sueco Portugal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...