Caminhar dois minutos por cada hora reduz risco de doenças

Estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que realizar actividades muito leves diminui o risco de morte causado por doenças associadas ao sedentarismo.

Green Savers

Um grupo de cientistas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriu que a troca de hábitos sedentários por actividades leves e rápidas, como caminhar ou fazer trabalhos domésticos, melhora significativamente a saúde.

Segundo o estudo, se caminharmos dois minutos por cada hora, o risco de morte causado por doenças associadas ao sedentarismo é reduzido em 33%. No caso de pessoas com doença renal crónica, a redução é ainda maior: 41%.

Para Srinivasan Beddhu, coordenador do estudo, quando as actividades físicas, mesmo que leves, são repetidas várias vezes ao longo do dia, podem fazer uma grande diferença.

Se uma pessoa passar 16 horas por dia acordada, dois minutos de caminhada por cada hora, todos os dias, representa um gasto de 400 calorias por semana. O exercício moderado ainda fortalece o coração, os músculos e os ossos, informa o agregador O Meu Bem Estar.

Os cerca de trinta minutos de caminhada diários podem ser feitos em tarefas tão banais como ir às compras a pé, em vez de carro, ou utilizar os transportes públicos para chegar ao trabalho todos os dias.

Foto: www.GlynLowe.com / Creative Commons

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.