Campanha “De Patas Dadas com a Sustentabilidade” distinguida pela Associação de Limpeza Urbana

A campanha “De Patas Dadas com a Sustentabilidade” foi a vencedora da distinção especial “Campanha do Ano” da 2.ª edição dos “Prémios Cidade +”, promovidos pela Associação de Limpeza Urbana (ALU) e cujos resultados foram divulgados esta segunda-feira, por ocasião do jantar oficial do 7.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que está a decorrer na Alfândega do Porto até quarta-feira, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, desenvolvido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e pela Câmara Municipal de Sintra (CMS), “De Patas Dadas com a Sustentabilidade” traduz-se na oferta de camas para animais, produzidas através da valorização de têxteis, a quem adotar um amigo de quatro patas. Esta campanha insere-se no âmbito do Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e assenta no conceito “Bem-estar animal e proteção do planeta: uma causa e um compromisso”.
A campanha “De Patas Dadas com a Sustentabilidade” foi concebida com o objetivo de inspirar ações concretas que conduzam a um futuro mais solidário e sustentável. Tendo em conta o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, que resulta de uma parceria entre o Município de Sintra (CMS/SMAS de Sintra) e a To Be Green (Spin-Off da Universidade do Minho), os SMAS de Sintra lançaram o desafio para uma campanha que concilia os princípios da sustentabilidade e circularidade com uma causa solidária, fomentando, por um lado, a reutilização de têxteis e/ou a sua valorização para produção de novas fibras e, por outro, a adoção e o bem-estar animal.
Através de uma abordagem emocional, a campanha sensibiliza os munícipes para a importância de adotar comportamentos mais conscientes e solidários, com a valorização e reutilização de têxteis a traduzir-se na produção de camas, aconchegantes e confortáveis, para presentear quem adote um amigo de quatro patas do Sítio dos Animais de Sintra (Centro Oficial de Recolha de Animais do Município).
Por esta via, pretende-se, também, aumentar o número de adoções, no sentido de incrementar a quantidade de animais que encontram lares felizes e permanentes, assim como contribuir para combater o abandono animal.
Após um projeto piloto na União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Freguesias de Algueirão-Mem Martins e Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra, entretanto alargado a todo o concelho, o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis promove os princípios da circularidade e sustentabilidade ambiental, através da valorização e reciclagem de têxteis em fim-de-vida que, de outra forma, acabariam em aterro.
A campanha “De Patas Dadas com a Sustentabilidade” visou, assim, aliar o necessário e imperativo alerta de consciências sobre o impacte negativo do descarte desadequado de têxteis em fim-de-vida e o apoio a uma causa de cariz solidário.
No âmbito desta causa, foram envolvidos alunos de 2.º e 3.º ano do curso de fotografia da Escola de Recuperação do Património de Sintra, cuja gestão cabe à Câmara Municipal de Sintra, que realizaram sessões fotográficas com os animais, os seus cuidadores e os embaixadores/padrinhos do Sítio dos Animais de Sintra e que, posteriormente, foram materializados numa exposição fotográfica, que decorreu no Museu da Água e Resíduos-MAR (entre 9 de abril e 26 de maio de 2024), onde foi possível evidenciar e captar a essência da harmonia entre seres humanos, animais e meio ambiente. Em simultâneo, foi promovido um Mercado de Trocas de Vestuário e uma Mostra dos Amigos de Quatro Patas para Adoção.
Esta campanha dos SMAS de Sintra integrou o prémio especial dedicado a “Campanha do Ano”, uma campanha de comunicação e/ou sensibilização para a limpeza urbana, no âmbito da atribuição dos “Prémios Cidade +”, uma iniciativa da ALU que visa reconhecer o trabalho desenvolvido por entidades ou personalidades na área da limpeza urbana, com impacto significativo na qualidade de vida das cidades.
Além da “Campanha do Ano”, foram atribuídos prémios especiais nas categorias de “Personalidade do Ano” e “Equipamento/Tecnologia do Ano”, com os “Prémios Cidade +” a dividirem-se em quatro categorias: “Inovação & Conhecimento”, que distingue projetos pioneiros com impacto na melhoria da limpeza urbana; “Participação Pública & Cidadania”, que reconhece iniciativas que promovam o envolvimento da comunidade; “Estratégia Municipal para a Sustentabilidade”, para reconhecer ações que contribuam para a Economia Circular e para a descarbonização das cidades; e “Equipas Felizes”, que valoriza medidas que melhorem as condições de trabalho dos profissionais de limpeza urbana.
Os “Prémios Cidade +” foram atribuídos por ocasião do jantar oficial do 7.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que está a decorrer no Porto (entre 7 e 9 de julho), numa iniciativa este ano subordinada ao tema “Ruas sem lixo: As cidades que queremos”.