Campanha “Uma árvore pela floresta” junta novamente QUERCUS e CTT
Decorre hoje, dia 30 de julho, o lançamento da campanha de reflorestação “Uma árvore pela floresta”. A iniciativa junta pelo sétimo ano consecutivo a QUERCUS e os CTT, e conta com a colaboração do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O objetivo é permitir que todos/as possam participar ativamente na plantação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do nosso País, em particular nas regiões mais afetadas pelos incêndios.
Paula Nunes da Silva, presidente da QUERCUS, defende que “numa altura em que o país enfrenta de novo para o drama dos incêndios e em que o Planeta se debate com o perigo claro e urgente das Alterações Climáticas, projetos como ‘Uma Árvore pela Floresta’ são de enorme importância porque permitem aos cidadãos participar ativamente e contribuir para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas do nosso país e do Sistema Terra”.
Nesta edição está à venda um novo kit por 3,50 euros, que representa uma árvore a ser plantada, podendo ser um Freixo-nacional, um Sobreiro, uma Azinheira, um Medronheiro, ou um Castanheiro, entre muitas outras.
O kit possui também um QRCode, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do mesmo no site, indicando o local onde será plantada cada árvore para quem quiser participar como voluntário nas plantações, a realizar na primavera de 2021. Vão também ser plantadas 8000 mil árvores adicionais, que não puderam ser no mês de março devido à pandemia.
Em edições anteriores foram alvo deste projeto locais como a Mata Nacional de Leiria, a Serra do Açor, o Parque Natural do Tejo Internacional e o Parque Natural da Serra da Estrela.
João Bento, CEO dos CTT, afirma “É com orgulho que os CTT se voltam a associar à QUERCUS na iniciativa ‘Uma Árvore pela Floresta’. Somos parceiros desde a primeira edição, no âmbito da nossa política de sustentabilidade(…) É de louvar a adesão dos portugueses em edições anteriores e apelamos novamente à participação de todos, quer através de 400 das nossas lojas físicas quer na loja online”.