Canhão da Nazaré no centro da palestra do CCOceanos

A palestra do Centro de Comunicação dos Oceanos — CCOceanos abordou o surf como o desporto-rei do mar e em especial o fenómeno do canhão da Nazaré.

Esta iniciativa liderada por Nysse Arruda, jornalista especializada em desporto náutico, teve lugar no forte de S. Miguel Arcanjo na Nazaré e contou com a presença de grandes nomes do surf nacional e internacional, que marcaram esta atividade desportiva no concelho do Oeste português.

Carlos Burle, campeão mundial de ondas gigantes em 2001, Rodrigo Koxa, detentor do Recorde Mundial do Guiness da maior onda surfada, e Hugo Vau, finalista na WSL-XXL Big Wave Awards, abordaram temáticas como as sensações que testemunharam ao terem surfado a onda gigante da Nazaré, bem como toda a preparação necessária até ser tomada a decisão de se entrar no mar e enfrentar o “grande canhão”.

O fenómeno hidrográfico que tem levado a Nazaré além-fronteiras foi ainda explicado cientificamente pelo oceanógrafo João Vitorino, do Instituto Hidrográfico Português. O especialista explica que o local onde surgem estas grandes ondas apresenta uma acentuada depressão, o que leva a esta formação de grandes dimensões.

A palestra contou ainda com a presença de Dino Casemiro, promotor da onda gigante da Nazaré, que falou sobre toda a logística envolvida na promoção deste fenómeno do mar, unindo esforços e conhecimentos para que se tornasse algo “surfável” e que pusesse a praia do Norte no mapa do surf mundial.

O CCOceanos pretende dar a conhecer, através de palestras emitidas em Livestream, informação atualizada e gratuita sobre os oceanos. Este foi o início um novo ciclo de palestras relativas aos mais variados temas ligados aos oceanos, a terem lugar em locais emblemáticos de Portugal.

Em exclusivo para o Greensavers, os surfistas Carlos Burle, Rodrigo Koxa e Hugo Vau falaram sobre o impacto da poluição dos oceanos, um tema já abordado pelo CCOceanos. Os entrevistados deram ainda alguns conselhos de boas práticas para contrariar esta problemática. Os vídeos das entrevistas estarão disponíveis na página de Facebook e também no Youtube do Greensavers.

Pode ver ou rever a palestra que teve lugar na sala das pranchas, forte de S. Miguel Arcanjo, no Youtube do CCoceanos.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...