Carris e Metro convidam a “Crescer com o Transporte Público”
“Crescer com o Transporte Público” é o tema da campanha de comunicação da Carris e Metro que visa promover uma cultura de mobilidade urbana sustentável na cidade de Lisboa, sensibilizando o público, em particular os condutores de automóvel, para um conjunto de benefícios ligados à utilização do transporte público.
Segundo o Menos Um Carro, a campanha surge como resposta ao aumento do tráfego automóvel no centro das cidades e conta com a assinatura da UITP – União Internacional dos Transporte Públicos. “[A campanha] vai ao encontro de um dos principais objectivos desta organização [UITP]: dobrar a quota de mercado do transporte público até 2025”, explica o site que promove a mobilidade sustentável na Grande Lisboa.
É sabido que, em toda a Europa, inclusivamente em Portugal, o aumento do tráfego automóvel no centro das cidades conduz a um fenómeno de congestionamento crónico, com inúmeras consequências nefastas em termos ambientais, económicos e sociais.
Segundo explica a empresa em comunicado, “por cada quilómetro percorrido num meio de transporte individual, emitem-se, em média, 3,5 vezes mais gases de estufa do que no transporte público; na Europa o tráfego automóvel representa uma despesa anual de cerca de 200.000.000.000 €”.
“O transporte público promove a inclusão social, pois presta apoio a todos os sectores da comunidade no acesso à educação, trabalho, serviços de saúde, atividades de lazer, entre outros exemplos. Neste contexto, impõe-se uma reflexão e mudanças de hábitos no que respeita à mobilidade urbana”, frisa transportadora.
Conheça aqui a campanha internacional e veja as imagens da campanha abaixo que vão estar a circular nas ruas de Lisboa até ao início do mês de Julho.