Casa Branca vai voltar a ter painéis solares



A Casa Branca anunciou anteontem que vai voltar a instalar painéis solares que irão, a partir da próxima Primavera, aquecer a água e gerar electricidade no edifício.

Dizemos que vai “voltar” porque a Casa Branca recebeu os primeiros painéis solares em 1979, quando Jimmy Carter era o presidente norte-americano, mas estes foram retirados em 1986, no tempo de Ronald Reagan.

Carter instalou 32 painéis térmicos no telhado da Casa Branca durante a célebre crise do petróleo, provocada, entre outras razões, pelas más relações com o Irão.

Sete anos mais tarde, porém, e depois de obras de reparação da Casa Branca, Ronald Reagan mandou retirar os painéis.

Com esta decisão de Obama, a Casa Branca vai receber entre 20 a 50 painéis solares para converter a luz do Sol em electricidade. Estes vão gerar o dobro da electricidade que é consumida, em média, por uma habitação da cidade de Washington.

Ainda que seja uma medida simbólica – a Casa Branca vai poupar 2.170 euros por ano na conta da electricidade – o facto de estarmos a falar da residência do presidente dos Estados Unidos dá-lhe um carácter bastante “oficial” e, sobretudo, poderoso.

“Por todo o mundo a Casa Branca é um símbolo de liberdade e democracia. Deveria ser também um símbolo do compromisso americano para com um futuro da energia limpa”, explicou Steven Chu, secretário da Estado para a Energia daquele País.

Ou, nas palavras do ecologista e escritor Bill McKibben, são “muito boas notícias”. “[Obama] ouviu o povo norte-americano, que claramente quer mais avanços no campo da energia do que aqueles que um congresso parado tem conseguido. E pode funcionar como um rastilho para a instalação de painéis solares em todo o País e no mundo”, explicou ao The Guardian.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...