O volume de resíduos urbanos indiferenciados recolhidos no concelho de Castelo Branco em 2025 foi de 21.067 toneladas, o que representa um aumento de 225 toneladas face a 2024, informou hoje a autarquia.
“Cada habitante produziu, em média, 403 kg de resíduos indiferenciados por ano, um valor que reforça a necessidade de reflexão e mudança de comportamentos”, informaram os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Castelo Branco (SMASCB).
Os serviços adiantaram que a produção deste tipo de resíduos no concelho, em 2025, aumentou 1,1% face ao ano anterior.
“Estes dados evidenciam a urgência de reduzir a quantidade de resíduos encaminhados para aterro, de forma a cumprir as metas ambientais nacionais e europeias”.
Os SMASCB sublinharam que a redução de produção destes resíduos depende do contributo de todos, através da adoção de práticas mais sustentáveis, como a reciclagem e o combate ao desperdício, evitando a sobrecarga dos aterros e o aumento dos custos associados ao tratamento dos resíduos.
“Continuamos a apelar a todos os cidadãos para que façam a separação correta dos resíduos e encaminhem os materiais recicláveis para a recolha seletiva”.









