Católica lança pós-graduação que liga alimentação, comportamento e saúde

A Universidade Católica Portuguesa lançou uma nova pós-graduação em Nutrição, Psicologia e Saúde que tem como objetivo aprofundar a compreensão da relação entre esses três eixos.

Green Savers Redação

A Universidade Católica Portuguesa lançou uma nova pós-graduação em Nutrição, Psicologia e Saúde que tem como objetivo aprofundar a compreensão da relação entre esses três eixos.

Com início previsto para 19 de fevereiro, o curso abordará temas como a relação entre nutrição e saúde mental, o eixo cérebro–intestino, o impacto da alimentação no humor e no comportamento, a comunicação em saúde e a utilização de ferramentas inovadoras, incluindo inteligência artificial, na intervenção nutricional e psicológica.

Em comunicado, a instituição de Ensino Superior informa que a estrutura curricular foi desenhada para promover o pensamento crítico e a integração de diferentes perspetivas científicas. Além disso, disponibiliza uma atualização científica “sólida e aplicada” para ajudar a responder aos desafios atuais da prática profissional e da investigação em saúde.

A Pós-Graduação em Nutrição, Psicologia e Saúde destina-se a licenciados e profissionais das áreas da nutrição, psicologia, ciências da saúde e áreas afins, e a todos os interessados que queiram aprofundar as suas competências “numa lógica interdisciplinar e baseada na evidência científica”.

A coordenação do curso fica a cargo de Elisabete Pinto, da Escola Superior de Biotecnologia, e de Bárbara César Machado, da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa.

Para as responsáveis, “a ciência evidencia, cada vez mais, o papel dos alimentos enquanto promotores de bem-estar e estilos de vida saudáveis”. Contudo, salientam, “a alimentação e o comportamento alimentar podem também comprometer a saúde e associar-se ao desenvolvimento de doenças e perturbações mentais”.

As aulas decorrem em regime presencial, em horário pós-laboral, no campus da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, e são lecionadas em português.

“As intervenções no contexto da saúde querem-se personalizadas e participadas, colocando as Ciências da Nutrição e da Psicologia num interface estratégico para a mudança do comportamento”, destacam a coordenadoras.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.