Celebra-se hoje o Dia da Conservação da Natureza



Assinala-se hoje, dia 28 de julho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza, uma efeméride instituída em 1998 pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho, que marca a data da fundação da Liga para a Protecção da Natureza (LPN). A Organização Não Governamental de Ambiente celebra neste dia 74 anos de funcionamento, e é a primeira e a mais antiga associação de defesa do ambiente criada em Portugal. Também a nível mundial se comemora esta data, com o mesmo objetivo comum.

Este dia pretende sensibilizar para a necessidade de proteger e preservar o ambiente, os recursos naturais do planeta e as espécies, que cada vez mais se encontram em risco, devido à ação humana. Numa época em que os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis, importa relembrar a importância que a natureza tem na nossa vida, e consciencializar para o que pode e deve ser alterado, a fim de contribuirmos para um planeta mais sustentável.

A conservação da natureza é um trabalho de todos – sejam cidadãos, organizações, empresas e governos – que contribui para o bem de todos. Ao protegermos os ecossistemas, as espécies de fauna e flora, a água, o ar e o solo, estamos a garantir que esta geração, bem como as gerações futuras, têm uma vida saudável e de qualidade no planeta. Todos estes serviços que a natureza nos dá, são essenciais para a nossa vida.

Adotarmos uma dieta alimentar maioritariamente à base de vegetais, reduzirmos o consumo de plástico no dia a dia, depositarmos e reciclarmos corretamente o lixo, optarmos por meios de transporte menos poluentes, e respeitarmos os habitats e as espécies no meio natural, são algumas das medidas que podemos seguir e que contribuem para a conservação da natureza.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.