Celebra-se hoje o Dia Internacional da Mulher Rural



O Dia Internacional da Mulher Rural celebra anualmente a importância e a contribuição das mulheres rurais para as suas comunidades e para os sistemas alimentares de todo o mundo, alertando em simultâneo as dificuldades que estas ainda ultrapassam. A data foi retificada através da Resolução 62/136 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2007.

Existem ainda muitas desigualdades sociais que fazem com que estas mulheres ganhem menos dinheiro que os homens, e que consequentemente passem por uma maior insegurança alimentar. É através do tema “Mulheres rurais a cultivar boa comida para todos”, eleito para este ano, que a ONU alerta para a necessidade de promovermos a justiça social e de criarmos compromissos que garantam o benefício destas mulheres, tal como apela o Plano Feminista presente no último relatório da ONU Mulheres.

Em 2020, estima-se que 2,37 mil milhões de pessoas não tiveram acesso a uma alimentação adequada, sendo as mulheres e as meninas rurais o grupo mais afetado.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.