10 celebridades verdes

Hollywood deu as boas-vindas ao activismo ambiental, quando Leonardo DiCaprio discursou quando ganhou o Óscar pelo seu papel no filme O Regresso. “O filme fala sobre a relação do homem com a natureza, num mundo que teve em 2015 o ano mais quente já registado. A produção do filme teve de ser mudar para a parte mais ao sul do Planeta, só para encontrar neve. As mudanças climáticas estão a acontecer e são reais. Estão a acontecer agora”, revelou na noite de gala.

O actor norte-americano é uma das celebridades que mais tem lutado para dar a conhecer ao mundo as consequências das alterações climáticas e as acções que as estão a provocar. “Precisamos de trabalhar juntos e deixar de procrastinar. Precisamos de apoiar os líderes do mundo: não os que falam pelos grandes poluidores e empresas, mas o que falam por toda a humanidade, povos indígenas e milhões de pessoas que estão a ser afectadas pelas mudanças climáticas, pelos nossos netos”, continuou.

Ainda que seja, globalmente, o mais célebre activista pelos direitos ambientais, DiCaprio não é o único. Conheça outos sete activistas, de acordo com um artigo da Exame Brasil.

1.Leonardo DiCaprio

2.Meryl Streep

Em 1989, a actriz criou a Mother and Others, depois de ler um relatório da Natural Resources Defense Council sobre pesticidas. Desde então, e até 2001, este grupo sensibilizou consumidores para os químicos e toxinas que se tornaram num lugar-comum para as comidas não-orgânicas. O activismo de Streep pela alimentação orgânica, no entanto, mantém-se até hoje.

3.Mark Ruffalo

Actor, director, produtos e activista norte-americano, Ruffalo comprou uma guerra com uma das mais poderosas empresas de agricultura e biotecnologia, acusando-a de monopolizar o sistema de alimentos. Para além de questões ligadas aos OGM, Ruffalo é crítico feroz do fracking – fracturamento hidráulico.

4.Cate Blanchett

A faceta activista da actriz é bastante conhecida no seu país natal, Austrália, e levou-a até à Fundação Australiana de Conservação. Ela colocou painéis solares em casa e instou a Companhia de Teatro de Sidney, onde actua, a replicar a iniciativa. É também uma das principais figuras do projecto Hora do Planeta na capital australiana e participa em diversas manifestações em prol do ambiente, sejam pelas ruas ou eventos fechados.

5.Natalie Portman

Vegetariana desde a infância, Portman tornou-se vegan depois de ler o livro “Eating Animals”, de Jonathan Safran Foer, no ano passado. “O custo humano das fábricas de animais – tanto em relação ao bem-estar dos trabalhadores e, até mais, dos efeitos ambientais da produção em massa de animais – é incrível”, escreveu a actriz recentemente.

Em tempos, Portman viajou ao Ruanda para filmar um documentário sobre gorilas em extinção e desenhou os seus próprios sapatos vegan, entre outras iniciativas ambientais.

6.Edward Norton

Norton é embaixador da ONU para a biodiversidade desde Julho de 2010, um legado e activismo que herdou dos seus antepassados: o seu pai é um grande defensor da conservação ecológica e os avós maternos fundaram uma organização para fornecer habitação acessível nos Estados Unidos. É mecenas de associações ligadas ao Grand Canyon, Wildernerss Society, Earthjustice e chegou a arrecadar €900.000 para ajudar as comunidades rurais do Quénia.

7.Gisele Bundchen

A modelo brasileira, que em tempos pediu às pessoas para fazerem chichi durante os duches para poupar água, é Embaixadora da Boa Vontade Do UNEP (Programa Ambiental das Nações Unidsa). No final de 2008, ela criou o Projecto Água Limpa, que visa implementar acções de gestão ambiental sustentável e promover a recuperação da mata ciliar das microbacias de Horizontina e Tucunduva, a região onde nasceu.

8.Pierce Brosnan

O antigo 007 e a mulher, Keely Shaye, investem tempo e dinheiro na protecção dos mamíferos marinhos. Crítico ferrenho da moratória de caças à baleia em países como Japão ou Irlanda, de onde é natural, Brosnan defende a não-tolerância à actividade, qualquer que seja a justificação.

9.Robert Redford

Durante 30 anos, Redford fez parte da direcção do Natural Resources Defense Council, uma das mais importantes entidades norte-americanas ligadas ao ambiente, recursos naturais e biodiversidade. Isto, por si só, diz tudo de um dos mais célebres actores de sempre. Activista pelo deserto do Utah, Redford incitou as cidades de todos os estados norte-americanas a olharem para as alterações climáticas como prioritárias. Em 2008, ele co-produziu o documentário The Unforseen, que alerta para a especulação imobiliária americana em detrimento da saúde das cidades e da natureza.

10.Jared Leto

O actor e vocalista da banca 30 Seconds to Mars é vegetariano há mais de 20 anos e, sempre que pode, incentiva os outros a seguirem o seu exemplo.

Fotos: UNclimatechange / Raffi Asdourian / Siebbi / The Conmunity – Pop Culture Geek / cplbasilisk / Pitzer College / Pawel Maryanov / Creative Commons