Censo Mundial de Cegonha-branca decorre até ao final de junho



O Censo Mundial de Cegonha-branca decorre até ao final de junho, com o objetivo de recensear o número total de ninhos existentes em todo o território nacional. Desde 1974 este Censo é realizado internacionalmente de 10 em 10 anos, divulga o ICNF no seu site.
Segundo a mesma fonte, em Portugal, a coordenação é do ICNF, sendo que este ano decorrerá, em paralelo, o 7º Censo Nacional de Cegonha-branca.
Os dados são recolhidos por município, determinando a quantidade de ninhos ocupados e de ninhos vazios, assim como a tipologia do suporte onde os ninhos são construídos.
“Em virtude da sua conspicuidade e comportamento, tolerante à proximidade do Homem, a cegonha-branca (Ciconia ciconia) é uma espécie que tem permitido desenvolver uma consciência popular de conservação a ela associada, com uma importância fundamental na sensibilização e educação ambiental”, explica o ICNF.
No entanto, “tem sido precisamente a sua proximidade ao Homem que tem vindo a gerar, por vezes, alguma incompatibilidade com certas atividades humanas”, acrescenta.
“Este censo é, assim, fundamental para compreender os fenómenos populacionais e comportamentais da espécie no nosso território, tendo em vista a redução, tanto quanto possível, das situações de conflito acima referidas, nas áreas onde a sua presença é mais acentuada. Por outro lado, permite estimar a dimensão e a tendência da população nacional nidificante”, diz ainda o ICNF.
Caso tenha interesse e disponibilidade em participar neste Censo deverá contatar os Coordenadores Regionais da sua área:
  • Direção Regional Conservação da Natureza e das Florestas do Norte
    Carlos Pedro Santos: carlospedro.santos@icnf.pt
  • Direção Regional Conservação da Natureza e das Florestas do Centro
    Isa Sofia Teixeira: isa.teixeira@icnf.pt
  • Direção Regional Conservação da Natureza e das Florestas de Lisboa e Vale do Tejo
    Luiz Silva: luis.silva@icnf.pt
  • Direção Regional Conservação da Natureza e das Florestas do Alentejo
    Carlos Carrapato: carlos.carrapato@icnf.pt
  • Direção Regional Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve
    Sérgio Correia: sergio.correia@icnf.pt
Poderá também contatar os Coordenadores Nacionais:




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...