Centro do País vai ter oito novas mini-hídricas



A Administração de Região Hidrográfica do Centro lançou ontem oito concursos públicos para a implantação e concessão de mini-hídricas, num total de 29 megawatts de potência.

Os concursos têm como pano de fundo a atribuição de concessões para captação de água do domínio público hídrico, produção de energia hidroeléctrica e concepção, exploração e conservação das respectivas infraestruturas hidráulicas.

O concurso é internacional e prevê ainda a reserva de capacidade de injecção de potência na rede eléctrica de serviço público e a identificação de pontos de recepção associados, para a energia eléctrica produzida em centrais hidroeléctricas.

Os lotes colocados a concurso situam-se nos rios Mondego (concelhos de Penacova e Poiares), Alva (Arganil e Tábua), Dinha, Pavia e ribeiras de Asnes e Sasse (Tondela e Viseu), Criz (Tondela), Alfusqueiro (Oliveira de Frades), Troço (São Pedro do Sul e Vouzela), Arões (Sever do Vouga) e Mel (Castro Daire).

O lançamento destes concursos estava previsto desde Setembro, englobado num plano alargado que prevê o lançamento de outros concursos, em todo o país, num total de potência a atribuir de 150 megawatts. Até ao final de 2011, por outro lado, está previsto o lançamento de um outro concurso para a atribuição de 100 megawatts de potência.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...