Centro PINUS promove reflexão sobre a importância da floresta na recuperação económica nacional

O Webcast irá realizar-se na próxima segunda-feira, 23 de novembro, altura em que se celebra o Dia da Floresta Autóctone.

A situação atual, decorrente da pandemia Covid-19, vem reforçar a necessidade de uma efetiva estratégia de diversificação em termos económicos, sendo a recuperação económica um dos desígnios nacionais.

Com esta temática em foco, o Centro PINUS pretende promover a discussão sobre como pode a Floresta materializar o seu potencial económico e ser um eixo estratégico para o País.

Aproveitando o Dia da Floresta Autóctone, o Centro PINUS, Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, irá realizar no dia 23 de novembro às 21h, através da plataforma Zoom, o PINUS Webcast com o tema “O Papel da Floresta na Recuperação Económica Nacional”. 

O Centro PINUS quer transmitir uma visão integrada e holística, complementando a visão económica com diferentes abordagens a nível ambiental e social. Assim, irão estar em discussão as seguintes perspetivas:  

  • A Importância da Floresta na Recuperação Económica;  
  • Recuperação Económica Sustentável – O foco na Floresta;   
  • A Recuperação Social e Emocional – O papel da Floresta. 

No contexto económico serão discutidas questões como a relevância de diversificar a economia nacional e o potencial da floresta na recuperação económica, nomeadamente, através da produção de bens transacionáveis e de alto valor acrescentado nacional. Contar-se-á com a participação de João Ferreira do Amaral, Economista, Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e comentador económico. 

Na área ambiental falar-se-á sobre a gestão sustentável dos recursos florestais, do ordenamento do território, do papel das áreas de minifúndio e das oportunidades e falhas do plano de recuperação económica. Este tema será discutido por Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO – Associação do Sistema Terrestre Sustentável, uma Organização Não Governamental e Professor da área do ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. 

Na abordagem social pretende-se explorar a importância da floresta na coesão social, no fortalecimento das famílias e até, no estado emocional das pessoas enquanto indivíduos. Com a pandemia, o espaço da floresta assume um papel de interesse renovado para famílias e indivíduos, quer enquanto nova oportunidade para uma vida em que o trabalho remoto é cada vez mais uma possibilidade e uma necessidade, quer enquanto espaço que permite uma vivência individual e familiar com potencial em termos de redução dos níveis de ansiedade e stress, e por isso de recuperação psicológica e emocional. Pois que a construção de uma economia forte exige também indivíduos e famílias que estão bem emocionalmente. Assim, surge a intervenção da Associação de Escoteiros de Portugal, na presença do Escoteiro Chefe Nacional Adjunto, José Pamplona, com um trabalho destacado de vivência da floresta ao nível do desenvolvimento pessoal.

A inscrição pode ser feita em: https://zoom.us/webinar/register/WN_cLGQxJzYTLCBWmrT7bX-rA

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...