Cerca de 1,5 milhões de mortes por ano associadas à poluição atmosférica causada por incêndios florestais
Cerca de 1,5 milhões de mortes por ano a nível mundial foram associadas a impactos na saúde decorrentes da poluição atmosférica causada por incêndios florestais entre 2000 e 2019, de acordo com um estudo recentemente publicado na revista The Lancet.
A mesma fonte destaca disparidades geográficas e socioeconómicas notáveis nestes impactos na saúde, revelando que mais de 90% destas mortes ocorreram em países de baixo e médio rendimento.
Os incêndios paisagísticos ocorrem em paisagens naturais e culturais, incluindo florestais e planeados pelo homem. Embora estes incêndios possam resultar em mortes diretas, a maioria destas a eles associadas resultam da poluição atmosférica que geram, o que contribui para problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardiovasculares e respiratórias.
O estudo é a maior e mais exaustiva avaliação até à data dos riscos para a saúde associados à poluição atmosférica provocada pelos incêndios florestais. Constatou-se um número crescente de mortes cardiovasculares a nível mundial associadas a esta poluição, com cerca de 450 000 mortes por ano atribuídas a doenças cardiovasculares e 220 000 mortes atribuídas a doenças respiratórias.
No entanto, os autores sublinham a necessidade de mais investigação para compreender plenamente os impactos mais amplos destes riscos para a saúde na saúde e no bem-estar humanos em geral.
Os investigadores apelam a uma ação urgente para mitigar os impactos substanciais na saúde da poluição atmosférica provocada pelos incêndios florestais, em particular à medida que as alterações climáticas continuam a aumentar a sua intensidade.
Defendem a abordagem das disparidades socioeconómicas nas taxas de mortalidade, fornecendo apoio financeiro e tecnológico dos países com rendimentos elevados para ajudar os países em desenvolvimento mais vulneráveis, juntamente com políticas de mitigação e adaptação ao clima, a gerir os impactos na saúde da poluição atmosférica relacionada com os incêndios florestais.