Chegou a Barcelona o primeiro pavimento que gera energia solar

Um pavimento capaz de produzir energia solar foi instalado na Plaza de las Glorias, em Barcelona, na Espanha. A expectativa é que o piso possa gerar 7.560 kWh por ano – equivalente ao consumo energético de três residências.

Para levar a cabo o teste piloto vão ser colocados 50 metros quadrados (m2) de pavimento gerador fotovoltaico num espaço representativo da cidade. Neste caso, foi escolhida uma pequena área em redor da Plaça de les Glòries, na Avenida Diagonal 254.

Esta instalação permite a utilização regular como pavimento e ao mesmo tempo a sua disposição irá permitir-lhe captar a luz solar, transformando-a em energia elétrica. A energia elétrica gerada vai ser conectada com a rede geral e será possível avaliar o potencial deste tipo de solução na cidade.

Instalado no final de abril, o pavimento solar será testado por seis meses. A ideia é que inicialmente o pavimento possa abastecer um serviço público de aluguel de bicicletas. Enquanto isso, uma comissão municipal avalia o potencial de implementar a tecnologia em outras partes de Barcelona.

Entre as vantagens do produto, o material é composto por vidro e plástico reciclado, a manutenção é mais simples (se comparada com os painéis solares montados em telhados), o design é modular e a tecnologia solar integra-se ao ambiente fazendo uso eficiente dos espaços públicos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...