Chegou o Home Index: o primeiro indicador Ambiental e Social para os produtos para a casa



Home Index: eis o nome do primeiro indicador ambiental e social que chegou a Portugal para avaliar o desempenho dos produtos para a casa ao longo de todo o seu ciclo de vida. Desenvolvido pela LEROY MERLIN, esta metodologia “reflete o compromisso da marca com uma oferta cada vez mais sustentável, e promete ajudar os portugueses a fazer escolhas mais sustentáveis e responsáveis”, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “comprometida com uma estratégia de sustentabilidade sólida, a LEROY MERLIN dá um passo importante em prol de um futuro mais amigo do ambiente. Atenta às necessidades do mercado, viu nas preocupações dos consumidores em obter informações mais concretas sobre a sustentabilidade dos produtos e os seus processos de fabrico, uma oportunidade para ir mais longe. É dessa preocupação que nasce assim o Home Index, o resultado de uma metodologia inovadora e evolutiva, que não só beneficia os consumidores, como todo o ecossistema, contribuindo para a melhoria contínua da oferta da LEROY MERLIN e para a promoção de práticas mais sustentáveis entre os seus fornecedores”.

“O produto é a chave do nosso negócio, mas é também o responsável por 90% da nossa pegada carbónica. É no produto que está o desafio, mas também a solução, podendo minimizar riscos ambientais e conseguir melhor impacto. Mas, se o produto é a chave, então temos de o trabalhar da melhor forma, e é desta premissa que nasce o Home Index. Perfeitamente alinhado com o nosso propósito de fazer da Casa um lugar mais positivo para viver, o Home Index surge como um passo importante na nossa missão de liderar a promoção da sustentabilidade no setor do retalho, e não podíamos estar mais satisfeitos por o ver concretizado em Portugal”, afirma João Lavos, Líder Impacto Positivo da LEROY MERLIN.

Criado para medir o ciclo de vida completo do produto, o Home Index baseia-se em critérios objetivos e está suportado com provas apresentadas pelos fornecedores, que fazem parte da co-criação do mesmo.

Na prática, a aplicação desta metodologia faz-se tendo por base 31 critérios distribuídos por oito categorias que abrangem diferentes dimensões, como a ambiental, onde entram em linha de conta fatores como, a origem das matérias-primas, as condições de produção, o consumo de água e energia, o transporte, a reparação ou fim de vida, e por fim, a reciclabilidade.

A metodologia tem ainda em conta a dimensão social e ética do produto, tendo como critérios, o impacto social e os componentes aquando da produção e utilização do produto. Cada critério é pontuado entre 0 e 100, -1 se não houver informação, sendo que a pontuação da categoria é depois calculada através da média das pontuações dos critérios que a compõem. Em seguida, a média das pontuações das categorias dá uma pontuação global entre 0 e 100, o que permite posicionar o produto na escala do Home Index entre A e E.

“Com esta metodologia inovadora, procuramos preencher uma lacuna que existia no mercado: a falta de um índice que mostrasse de forma clara o nível de sustentabilidade de um produto. Agora, com o Home Index acreditamos que conseguimos ajudar a diagnosticar e melhorar a sustentabilidade dos produtos da LEROY MERLIN. Para esse efeito, a nossa metodologia tem sido aplicada a toda a nossa oferta, em co-criação com fornecedores, de forma a conseguir garantir uma oferta inteiramente sustentável, que possibilite ao cliente encontrar soluções ambientalmente mais responsáveis. É esse trabalho que tem vindo a ser feito gradualmente até aqui e que, até então, tem tido uma aceitação bastante positiva.” conclui Marian Doloshytskyi, Líder Desafio Mercados e Oferta da LEROY MERLIN.

Desenvolvido pelo ADEO, o Home Index estreou-se em França, seguido de Espanha e Portugal. Neste lançamento, a LEROY MERLIN disponibiliza mais de 80 mil produtos com o indicador Home Index visível, sendo que, atualmente, 47% das vendas totais correspondem a produtos mais positivos, com score A, B e C.

Contudo, o Home Index é um projeto de longo prazo para a LEROY MERLIN Portugal, que espera em 2025 aumentar esse número para 55%. Até 2027, a empresa compromete-se a que 80% das suas vendas sejam de produtos mais sustentáveis – com score A, B e C, “garantindo uma oferta cada vez mais sustentável e eficiente aos seus clientes”.

O lançamento do Home Index é acompanhado por um plano de comunicação multimeios, com divulgação em diversos canais, como TV, rádio, digital OOH ou redes sociais e em loja ou site LEROY MERLIN. O conceito criativo da campanha chama a atenção para a ideia de que  ‘O futuro constrói-se produto a produto’, destacando que cada compra consciente tem um impacto direto no planeta.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...