Chief Sustainability Officer (CSO): um papel cada vez mais estratégico no crescimento das empresas
Por: Ana Serra, DoGood People Portugal
Nos últimos anos, a sustentabilidade passou de uma prática opcional para um pilar essencial da estratégia corporativa, com presença transversal em toda a organização. Os critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) passaram a ser uma bússola ética e financeira para as empresas que desejam ter sucesso num ambiente de negócios cada vez mais complexo. No centro dessa transformação está a ascensão de uma nova figura C-suite: o Chief Sustainability Officer (CSO).
Com o aumento das exigências de investidores, reguladores e consumidores, o papel do CSO passou a ser estratégico, diretamente ligado ao crescimento e à resiliência de cada empresa.
Há um mito persistente de que adotar práticas sustentáveis significa sacrificar a rentabilidade. Mas não é, de todo, verdade. A integração de políticas ESG pode resultar em reduções significativas de custos operacionais, aumentar a eficiência, reforçar a reputação das empresas e ainda atrair ou reter talento. O mesmo se aplica aos investidores, que cada vez mais priorizam empresas responsáveis.
Os profissionais que ocupam o cargo de CSO não defendem apenas práticas sustentáveis. Ajudam as empresas a descobrirem novas oportunidades de crescimento. O CSO garante que as estratégias ESG estão profundamente alinhadas com os objetivos financeiros, permitindo que as organizações sejam competitivas e sustentáveis a longo prazo.
Ainda assim, os CSO enfrentam desafios significativos. Um dos maiores desafios é interno, ou seja, garantir que todas as áreas da empresa estão alinhadas com os objetivos de sustentabilidade. A colaboração entre departamentos é essencial para criar uma abordagem eficaz.
Plataformas como a DoGood People existem para ultrapassar esses desafios. Cada colaborador passa, não só a conhecer a estratégia de sustentabilidade da sua empresa, mas também como contribuir para a mesma e gerar um impacto positivo. Para além de fomentar uma cultura de sustentabilidade, estas ferramentas permitem monitorizar e medir o impacto das iniciativas sustentáveis em tempo real, tornando mais fácil justificar o investimento em ESG perante os stakeholders internos e externos.
O sucesso de qualquer estratégia ESG depende desta colaboração, mas também da liderança. As empresas que colocam a sustentabilidade no centro da sua estratégia, lideradas por CSOs visionários, estão mais preparadas para enfrentar os desafios do futuro. O papel do CSO não é apenas um cargo executivo, mas sim um motor de transformação que impulsiona inovação, resiliência e valor a longo prazo.
A sustentabilidade deixou de ser apenas uma responsabilidade moral, tornou-se uma oportunidade estratégica. No contexto atual, onde os riscos ambientais e sociais são cada vez mais evidentes, a figura do CSO é mais do que bem-vinda – é indispensável.
**Ana Serra é Sales Manager da DoGood People para o mercado nacional. A Ana tem experiência em desenvolvimento de negócio e gestão de contas, tendo trabalhado anteriormente com o The Economist Group, onde geriu clientes em Espanha, Portugal e Magrebe.
Sobre a DoGood People
A DoGood People é a solução líder de mercado que apoia as empresas a capacitar e envolver os seus colaboradores, de modo a contribuir para a sua estratégia de sustentabilidade. A plataforma DoGood permite às empresas traduzir os seus objectivos ESG em pilares de conhecimento de sustentabilidade e ações de impacto concreto para cada departamento e/ou colaborador.