Chimpanzés sobem bem alto para espiar os seus rivais



Os chimpanzés utilizam terrenos elevados para recolher informações sobre grupos rivais e evitar confrontos arriscados, de acordo com um estudo publicado na Biology por Sylvain Lemoine e colegas do Centro Alemão de Primatas e do CNRS em França.

Há muito que os humanos utilizam terrenos elevados durante as guerras. A subida a terrenos mais elevados proporciona uma vantagem tática – é mais fácil de defender e permite ao grupo recolher informações sobre a dimensão e a localização dos grupos inimigos.

Os animais não humanos utilizam as colinas para detetar predadores e chamar os companheiros, mas desconhece-se se também utilizam terrenos mais elevados para obter informações sobre os rivais.

Para investigar esta possibilidade, os investigadores observaram os movimentos e o comportamento de dois grupos vizinhos de chimpanzés ocidentais (Pan troglodytes verus) no Parque Nacional de Taï, na Costa do Marfim, entre 2013 e 2016.

Descobriram que os chimpanzés tinham mais do dobro da probabilidade de subir colinas quando se deslocavam em direção à fronteira do território de um grupo rival do que quando se deslocavam em direção ao centro do seu próprio território.

Nas colinas próximas da fronteira, os chimpanzés passavam mais tempo a descansar – uma atividade que lhes permitia ouvir simultaneamente os chamamentos de outros grupos – do que em tarefas ruidosas como a alimentação. Depois de descerem de uma colina, o próximo passo dos chimpanzés tendia a ser um que reduzisse o risco de encontrarem inimigos.

Estes resultados apoiam a hipótese de os chimpanzés subirem aos montes para recolherem informações sobre a presença de grupos rivais e evitarem conflitos potencialmente dispendiosos.

O estudo fornece a primeira prova de que os não-humanos utilizam as características da paisagem de forma tática em conflitos com os vizinhos. Isto sugere que os chimpanzés estão a utilizar capacidades cognitivas complexas, que podem ter sido favorecidas pela seleção natural devido aos benefícios de defender com sucesso um território, dizem os autores.

Lemoine acrescenta: “Os chimpanzés são capazes de considerar quais as informações conhecidas e quais as que têm de ser adquiridas para adotar movimentos de viagem planeados, e agem coletivamente com base nas informações recolhidas de uma forma pouco arriscada.”

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...