China: a aldeia que regressou do fundo do lago (com FOTOS)
Em 2008, um sismo de magnitude 8.0 devastou a pequena aldeia de Xuanping, que ficou completamente inundada na sequência do desastre natural. A população conseguiu fugir, mas os dez edifícios – entre os quais uma escola, serviços, um hostel, um dormitório governamental e várias residências – ficaram submersos, desaparecendo com a enxurrada.
Agora, esta pequena aldeia em Beichuan County, na província de Sichuan, está a regressar do fundo do rio. Em Julho, dois dos diques do lago ficaram bastante danificados depois da maior inundação da região nos últimos 50 anos, levando a água a recuar.
Assim, e nos últimos dois meses, o nível da água recuou dos 712 metros acima do mar para os 703 metros, levando a aldeia a reaparecer fantasmagoricamente.
As fotos agora publicadas mostram uma aldeia inteira a surgir do fundo do lago, com o poste da bandeira da escola ainda de pé. Curiosamente, muitos dos ex-habitantes de Xuanping voltaram ao local, visitando – os que puderam – as suas antigas casas.
Em Portugal, recorde-se a aldeia de Vilarinho das Furnas desapareceu em 1971, quando foi construída uma barragem no local. As ruínas da aldeia, no Gerês, permanecem semi-submersas.
Veja algumas das fotos de Xuanping e compare-as com Vilarinho das Furnas.