Chineses instalam em Pequim torre que suga poluição

Aflitos com os níveis impressionantes de poluição alcançados no país, os chineses decidiram instalar uma torre de sucção em Pequim, uma das cidades mais irrespiráveis do planeta. Será esta uma solução viável? As opiniões dividem-se.

Foi o desespero que levou os chineses a experimentar esta criação do gabinete de arquitectura e tecnologia holandês Studio Roosegaarde. A Smog Free Tower foi instalada em Pequim e segundo o ministro da Protecção Ambiental chinês, o ar que circula à sua volta está 55% mais limpo. No espaço de 40 dias a torre é capaz de filtrar cerca de 30 milhões m3 de ar, afirma Roosegaarde, a sua construtora.

E o que fazer com a poluição que é sugada pela torre? A verdade é que não se conhecem informações detalhadas sobre o funcionamento da torre e as estatísticas divulgadas pelo governo chinês são de difícil confirmação.

O melhor mesmo seria os chineses reduzirem drasticamente as emissões de CO2. Entretanto a Smog Free Tower, que é uma estrutura móvel, vai circular por outras cidades chinesas para exibir os seus talentos.

Foto: Studio Roosegaarde

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...