Choques elétricos para provocar chuvas. A nova aposta dos cientistas para zonas áridas

Um novo método de desencadear chuvas em regiões com escassez de água será testado nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com uma investigação publicada no Journal of Atmospheric and Oceanic Technology. O método envolve catapultar para o céu uma pequena aeronave de piloto automático que, em seguida, descarrega uma carga elétrica nas nuvens.

Em busca de alternativas de água doce, os Emirados Árabes Unidos têm financiado cientistas de diferentes partes do mundo para tentar fazer chover. A ideia de destruir nuvens com carga elétrica foi proposta pela University of Reading (Inglaterra) em 2017. Até agora, os testes foram conduzidos no Reino Unido e na Finlândia, e a ideia está pronta para ser testada nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com Keri Nicoll, um dos investigadores do projeto, testar o projeto nos Emirados Árabes Unidos fornecerá uma imagem clara do que este método pode fazer, tendo em conta que o país sobre com escassez de água doce.

Nicoll e sua equipa estabeleceram que, quando as nuvens estão eletricamente carregadas, gotículas menores podem se fundir e formar gotículas maiores que caem como chuva. O problema com regiões quentes como os Emirados Árabes Unidos é que as temperaturas mais altas podem fazer com que as pequenas gotas de chuva evaporem antes de chegar à superfície.

“O que estamos a tentar fazer é fazer com que as gotículas dentro das nuvens sejam grandes o suficiente para que, quando caírem da nuvem, sobrevivam até a superfície”, afirmou Nicoll, conforme relatado pela CNN.

Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente no controlo dos padrões climáticos. O World Wildlife Fund projetou que dois terços da população mundial enfrentará a escassez de água até 2025.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...