Chuva ácida está a transformar os lagos do Canadá em substância gelatinosa

Quem vive perto de monumentos de calcário consegue facilmente ver os efeitos das chuvas ácidas mas, por estes dias, os efeitos da industrialização estão a atingir proporções nunca antes imaginadas. Os lagos gelatinosos do Canadá são um exemplo disso. Graças à chuva ácida, vários reservatórios de água do país, nomeadamente os lagos, estão a transformar-se numa pasta gelatinosa.

Investigadores da Universidade de Cambridge apresentaram um novo estudo onde revelam que as chuvas ácidas estão a potenciar o crescimento das populações de um microorganismo gelatinoso semelhante ao plâncton. A chuva ácida está a destruir os níveis de cálcio dos lagos do Canadá, o que provoca a morte do plâncton rico em cálcio e permite que os seus concorrentes directos se apropriem das águas, dificultando a vida a quem lá habita, escreve o Inhabitat.

Além de entupir os sistemas de filtragem de água do país, o crescimento deste tipo de plâncton perturba o equilibro natural dos lagos, que pode levar milhares de anos até ser restabelecido. Consequentemente, graças às chuvas ácidas, 20% das reservas de água do Canadá estão agora ameaçadas pelo plâncton invasor.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...