Homem condenado a dois anos e meio de prisão nos EUA por tráfico de milhares de tartarugas ameaçadas



Um homem de nacionalidade chinesa foi condenado a 30 meses de prisão nos Estados Unidos da América pelo tráfico de milhares de tartarugas da subespécie Terrapene carolina carolina, considerada vulnerável ao risco de extinção no país.

De acordo com a informação divulgada pelo Departamento de Justiça norte-americano, Sai Keung Tin, também conhecido como Ricky Tin, ajudou traficantes nos EUA, entre fevereiro de 2018 e junho de 2023, a exportarem ilegalmente cerca de 2.100 tartarugas para Hong Kong, onde entraram nos circuitos do mercado negro asiático. Estima-se que, no total, os répteis traficados estejam avaliados em 4,2 milhões de dólares, ou seja, perto de dois mil dólares por animal.

Ricky Tin foi detido a 25 de fevereiro de 2024 no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, por agentes do Serviço de Pescas e Vida Selvagem dos EUA, quando o suspeito regressava de Hong Kong.

O caso assenta na apreensão de quatro embalagens numa estação de correios na Califórnia, que tinham etiquetas que indicavam conter amêndoas e bolachas de chocolate, mas, na verdade, continham tartarugas. Três das caixas continham entre oito e 12 tartarugas vivas cada uma, com os animais enrolados em meias para constranger os seus movimentos e evitar a sua deteção pelas autoridades. A quarta caixa continha sete tartarugas vivas e uma já morta.

Uma das tartarugas recuperadas vivas, no decurso das ações de apreensão.
Foto: USFWS

A justiça norte-americana indica que Ricky Tin estava associado a um outro traficante de vida selvagem, de nome Kang Juntao, também cidadão chinês, com base na investigação dos seus registos telefónicos.

Na rede social X, o Serviço de Pescas e Vida Selvagem dos EUA diz que “estas tartarugas selvagens foram roubadas de paisagens americanas e embaladas em condições brutais”. E acrescenta que “esta sentença envia uma mensagem: o comércio ilegal de vida selvagem não será tolerado”.

As tartarugas Terrapene carolina carolina são uma subespécie da tartaruga Terrapene carolina e são protegidas ao abrigo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES). Contudo, devido às marcas amarelas distintivas que têm nas suas carapaças são muito procuradas como animais de estimação, especialmente na China e em Hong Kong, diz a mesma fonte oficial.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...